Educadores brasileiros se solidarizam com a vereadora Cida Lima (PT), educadora mineira e a mulher mais bem votada de todo Vale do Aço Mineiro

nota publica

Acontecimentos vinculados à  Câmara de Vereadores de Ipatinga, cidade mineira da região do Vale do Rio Doce, vem projetando esse espaço  parlamentar  nacionalmente de forma absolutamente negativa no que concerne aos direitos políticos das mulheres. A exemplo disso, no final do mês de abril deste ano, a CNTE repercutiu um gravíssimo caso de perseguição de um vereador da cidade de Ipatinga contra a professora Flávia Ferreira Santos, única e exclusivamente por exercer o seu legítimo direito democrático de se manifestar politicamente em suas redes sociais pessoais.

Agora, no último dia 19 de dezembro, foi a vereadora do Partido dos Trabalhadores (PT) Cida Lima  a vítima  de ataques  de machismo e de misoginia, em episódio que também envolveu a Câmara legislativa e sobre os quais o parlamento municipal foi silente.  No dia em que a casa legislativa elegia a sua mesa diretora, a  educadora e representante de Ipatinga com projeção para além de sua região, tendo sido indicada pelo seu partido como 2ª suplente da chapa majoritária do Estado ao Senado nas últimas eleições, foi brutalmente atacada nas redes sociais por estar impossibilitada de participar daquela sessão legislativa. A internação médica de urgência de seu marido a impediu de participar dos debates naquele dia na Câmara de Vereadores da cidade, o que terminou por suscitar inúmeros ataques de cunho pessoal à sua  reputação.

cida

Claro que a sua condição de mulher e de defensora de causas sociais, em especial as ligadas à área da educação pública, foram preponderantes para a vereadora Cida Lima sofrer esse tipo de ataque misógino e machista.

Toda solidariedade à vereadora Cida Lima e a sua família pelos ataques proferidos contra a sua honra. E exigimos uma postura séria da Câmara de Vereadores de Ipatinga na defesa incondicional de uma de suas membras. É fundamental que a Casa Legislativa que representa o povo de Ipatinga se coloque à altura da sua importância.

Brasília, 22 de dezembro de 2022 Direção Executiva da CNTE

Fonte: CNTE