Educação transformadora e antirracista com Feijoada no Gama

A Escola Classe 18 do Gama recebeu a comunidade escolar no último sábado (12/11) para a realização da Expo Família. Trata-se de uma ação pedagógica para integrar a comunidade e exibir os trabalhos realizados pelos alunos durante o ano letivo de 2022, dentro do movimento pedagógico Educação Transformadora e Antirracista que perpassou por todos os projetos da escola, principalmente o projeto Alfaletrar:

“O projeto traz elementos de literatura, letramento e alfabetização. Esses componentes são usados como auxílio na alfabetização dos alunos”, explica o professor Thiago Pereira Paz, diretor da EC18 do Gama. “No processo de educação transformadora e antirracista, o projeto Alfaletrar é usado para trabalhar literaturas com temáticas e representatividades de pessoas pretas e indígenas como protagonistas das histórias. Trazemos à escola autores dos livros com essas temáticas, e seus livros são usados em sequências didáticas”, explica o diretor

Foi uma manhã repleta de aprendizado, com diálogos, apresentações e exposições dos trabalhos dos alunos, ação, social, oficina, música e desfiles.

As famílias participaram de oficinas de samba e de turbantes abayomi, e assistiram às apresentações e exposições dos trabalhos dos alunos.

O evento se encerrou com uma feijoada para toda a comunidade.