Educação é o tema com maior número de propostas enviadas pela sociedade para o Plano Plurianual

 

Educação é o tema com maior número de propostas enviadas pela sociedade à Plataforma Brasil Participativo: até o dia 6 de julho de 2023, 762 ideias de melhoria nesta área haviam sido cadastradas no sistema. 

O ranking foi apresentado pela diretora de Participação Digital e Comunicação em Rede da Secretaria Nacional de Participação Social da Presidência da República, Laila Bellix, durante a abertura do II Fórum Interconselhos, realizado na segunda-feira (10). O presidente da CNTE, Heleno Araújo, representou a Confederação no evento, que termina hoje. 

Saúde (753 ideias), Direitos Humanos e Cidadania (317) e Transportes (310) são os outros assuntos que também aparecem no ranking com propostas apresentadas pela população ao Governo Federal (veja abaixo tabela completa). 

“Esse é um processo bem dinâmico. Só nesse momento em que estamos aqui no Fórum, já recebemos mais de 100 propostas. É muito possível que a mobilização cresça ainda mais, já que estamos na última semana”, explica Laila, lembrando que o prazo para sugerir e votar termina na próxima sexta-feira (14). 

Até a tarde desta terça-feira (11), a Plataforma Participa Brasil já havia recebido mais de 6.300 propostas e computados 998.628 votos da população. Qualquer pessoa pode fazer sua sugestão ao governo: basta acessar a plataforma com a sua conta Gov. 

As 20 propostas apresentadas que receberam mais votos até o momento são das áreas de Justiça e Segurança Pública, Educação, Direitos Humanos e Cidadania, Previdência Social, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Cidades, Defesa, Saúde, Trabalho e Emprego e Turismo. 

Os projetos mais votados serão analisados pelo governo e poderão ser incluídos no projeto de lei que será enviado ao Congresso ainda em agosto de 2023. Clique aqui para dar sua sugestão e votar. 

Segundo Laila, esse é o maior processo de participação social via internet da história do Governo Federal, patamar alcançado “graças à mobilização conjunta e ao engajamento. O que estamos fazendo aqui é a retomada da participação digital. Se a gente for olhar em perspectiva, nós tivemos 11.000 participantes, em 2013”, relembra.

Para o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, o envolvimento dos cidadãos nas plenárias presenciais e na internet mostra que o atual governo está virando a página do fascismo. 

“Nós estamos virando a página do ódio, da intolerância e abrindo um novo ciclo no país onde as pessoas são ouvidas, onde o povo é protagonista desse processo. O planejamento está sendo construído a várias mãos: as mãos do povo e as mãos da sociedade civil”, afirmou durante o Fórum. 

 

Fórum Interconselhos

O Fórum Interconselhos é uma das instâncias do processo de elaboração e monitoramento da execução dos Planos Plurianuais (PPA), que estabelecem diretrizes e prioridades para os orçamentos da União nos quatro anos seguintes.

Este será o segundo dos três fóruns previstos no calendário do PPA Participativo 2024-2027. O primeiro, realizado em abril, lançou as bases do processo. O terceiro será no final de agosto, antes do envio do PPA ao Congresso Nacional.

Neste ano, conselheiros e conselheiras, junto com representantes da sociedade civil, estão acompanhando a elaboração do PPA participativo com a realização de plenárias nos 27 estados e no Distrito Federal e a contribuição da população na plataforma digital Brasil Participativo.

 

 Temas com maior número de propostas na Plataforma Brasil Participativo*

RANKING TEMA No PROPOSTAS VOTOS MOBILIZADOS
1 EDUCAÇÃO 762 106.042
2 SAÚDE 753 151.294
3 DIREITOS HUMANOS/CIDADANIA 317 47.334
4 TRANSPORTES 310 16.115
5 MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA 277 27.010
6 DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL  263 13.538
7 TRABALHO E EMPREGO 244 15.439
8 CIDADES 181 14.492
9 JUSTIÇA E SEGURANÇA  174 110.664
10 GESTÃO E INOVAÇÃO EM SERVIÇOS PÚBLICOS 173 18.048

 

*Levantamento parcial considerando o recorte de 11 de maio de 2023 a 6 de julho de 2023. Fonte: Secretaria Nacional de Participação Social 

 

Foto: Neto Talmeli/Prefeitura de Uberaba-MG

FONTE: CNTE