Educação básica pública do Distrito Federal em tempos da pandemia de Covid-19

O Observatório da Educação Básica da Faculdade de Educação – UnB, em parceria com o Sinpro-DF; o Museu da Educação do Distrito Federal (MUDE); a Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal; e o Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal (FEIDF)/Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) realiza uma pesquisa intitulada Educação Básica Pública do Distrito Federal em tempos de Pandemia de Covid-19. 

A pesquisa tem o objetivo de conhecer e analisar os impactos da pandemia nas escolas públicas do Distrito Federal por meio de questionário dirigido aos(às) professores(as), diretores(as), orientadores(as) educacionais e coordenadores(as) pedagógicos(as). As questões referem-se aos aspectos pedagógicos, administrativos, tecnológicos e sanitários vivenciados na escola durante o ano letivo de 2020. 

A pesquisa é relevante porque estamos há quase dois anos de uma pandemia, em que as escolas de educação básica pública tiveram que reorganizar seu trabalho. “Esta pesquisa focará no ensino remoto em 2020, especificamente, com o objetivo de nos oferecer informações e dados para que possamos compreender como as escolas conseguiram organizar seu trabalho pedagógico, o trabalho da gestão, das equipes gestoras, o diálogo com a comunidade e desenvolver seu trabalho”, analisa a professora doutora Edileuza Fernandes Silva.

Segundo a diretora do Sinpro Berenice D’ arc, a pesquisa fez uma busca por atores que pudessem ajudar no processo de busca da relação da escola a partir da visão dos profissionais. Quesitos como a forma que a pandemia impactou as escolas e o processo pedagógico e administrativo são fundamentais para esta análise. “Esta pesquisa é fundamental, porque nos dará um espelho real das condições dos profissionais da educação durante o ano de 2020. Vai nos mostrar as dificuldades, as tentativas de inovação, os maiores desafios dos professores, orientadores e diretores de escola neste ano, no seu aspecto pedagógico. Como todos lutaram para vencer as dificuldades com a tecnologia, quais os mecanismos utilizados pelo Estado para dar apoio para estes profissionais, como conviver com o retorno híbrido, com o retorno 100% presencial, como tudo isto impacta na vida dos profissionais em educação, na sua organização pedagógica, como reorganizamos a nossa vida para topar este desafio colocado pela Covid-19”, ressalta.  

Para a diretora do Sinpro Mônica Caldeira, é muito importante que a categoria participe e contribua com a pesquisa, que trará para ela mesma a expressão da realidade, visto que ainda há quem pense que nós não estávamos trabalhando e recebendo salário, ou que é um processo simples reinventar a forma de fazer o ensino chegar aos estudantes, garantindo a aprendizagem para todos os estudantes com qualidade para enfrentar cada dificuldade e desafio. “Precisamos revelar para a sociedade o que passamos, para nosso reconhecimento e para nossa luta diária por direitos e dignidade”, enfatiza Mônica Caldeira.

Para o preenchimento você levará cerca de 5 minutos. Após sua identificação, você será direcionado(a) para questões especificas de seu campo de atuação. Com esse propósito, solicitamos a sua contribuição respondendo ao questionário a seguir.  Não é necessário se identificar e o anonimato será preservado. Caso tenha alguma dúvida sobre este estudo, você poderá entrar em contato conosco pelo e-mail obsebfeunb@gmail.com

Clique aqui e participe: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1VwrGC1dEJlrE5jP3b4nntPz1nxy8_o5pe5vQfwP_vHH6Fg/viewform