Eduardo Heringer: adolescente, autista e compositor

Na semana em que celebramos o dia mundial de consciência do autismo, o Sinpro traz a história de Eduardo Heringer. Ele tem 17 anos e é aluno do segundo ano do ensino médio do CEM 804 do Recanto das Emas.

Eduardo é autista. E artista. Se hoje ele tem um canal no youtube onde compartilha suas composições, o caminho até aqui foi bem difícil. “Eu não conseguia falar com ninguém, e hoje estou aqui num palco cantando”, afirma Eduardo. confira o vídeo abaixo.

A mãe de Eduardo, Nádia Heringer, conta que o filho falou aos 4 anos. Também demorou a andar, foi alfabetizado mais tarde, e desde cedo, junto com o diagnóstico de autismo, os médicos lhe diziam que seu filho dificilmente iria progredir nos estudos, pois teria uma limitação muito grande, então não conseguiria acompanhar as atividades, não teria vida social, seria um menino que precisaria do apoio dela para sempre, pois não conseguiria ter autonomia.

Ela sempre estimulou o filho a se superar. Recentemente, foi com o filho ao jogo do Vasco da Gama no estádio Mané Garrincha.  Aguentou firme o incômodo com altura e com o excesso de barulho, e aprendeu que, uma vez superado o medo, vem a diversão e o prazer de ver o time do coração em campo.

Ele é vascaíno, foi ao Mané Garrincha assistir ao jogo do Vasco. Ele estava com medo de altura e da multidão, mas ao lado da mãe ele conseguiu.

O estímulo da mãe encontrou eco na Sala de Recursos do CEM 804, para onde Eduardo foi cursar o ensino médio, no ano passado.

“Eduardo chegou na escola muito acuado e amedrontado. Uma de suas características é a insegurança com o excesso de barulho. Mas nós percebemos seu talento musical”, conta a professora da sala de recursos do CEM 804 Silvana Cristina Vieira.

Os professores Renato Ribeiro, de Educação Física, e Guilherme Freitas, de inglês, criaram um grupo de música na escola. Foi Silvana quem levou o tímido Eduardo do primeiro ano a participar com os meninos, que na maioria estavam no terceiro ano. “Ele não tinha nem coragem de falar com os colegas. Mas a evolução ao longo dos meses trouxe um entrosamento muito especial entre os membros da banda, que concorreu no festival de música da regional de ensino e ganhou um prêmio”, lembra Silvana.

Parabéns ao Eduardo, à mãe do Eduardo e a todos os profissionais da educação do CEM 804 do Recanto das Emas, que juntos atuam na formação de cidadãos para a sociedade brasileira.

A rede distrital de educação é repleta de histórias que refletem a competência e o preparo dos e das profissionais de nossa categoria na formação de cidadãos e cidadãs capazes e conscientes. Você tem uma história assim? Envie para imprensa@sinprodf.org.br que a gente publica!

Confira o canal do Eduardo Heringer no Youtube