Edital do concurso para pedagogo-orientador educacional é publicado

Nesta quarta-feira (6) foi publicado no Diário Oficial o edital do concurso para pedagogo-orientador educacional.  São 50 vagas, além da formação do cadastro de reserva. A inscrição será feita exclusivamente pela internet, do dias 12 de setembro ao dia 13 de outubro no site http://www.quadrix.org.br . A data provável da prova é dia 23 de novembro.

O Sinpro há mais de 2 anos cobra do GDF a publicação deste edital, pois os últimos profissionais desta área foram contratados em 2009. Desde então, não ocorreu mais nenhum concurso ou contratação. A rede de ensino possui cerca de 750 orientadores (as) educacionais e que há a previsão no Plano de Carreira do Magistério (Lei 5.105/2013) de 1200 pedagogos-orientadores educacionais.

A rede pública do ensino do DF está sofrendo pela ausência deste profissional (que é da carreira do Magistério), que desempenha um papel importante na escola, qualificando o conjunto de ações pedagógicas que a mesma implementa.

Atualmente, as escolas pequenas (principalmente os jardins de infância) não possuem pedagogos-orientadores educacionais. Mesmo as instituições de ensino médio com grande quantidade de alunos apresentam defasagem destes educadores. O Sinpro defende a proporção de um pedagogo-orientador educacional para cada instituição de ensino de até 300 alunos, mantendo esta proporção.

O edital pode ser conferido aqui: EDITAL Nº 1, DE 06 DE AGOSTO DE 2014.