EC Vila do Boa realiza culminância de projeto antirracista no Dia da Consciência Negra

Há 6 anos, a Escola Classe de Vila do Boa, em São Sebastião, não deixa o Dia da Consciência Negra passar em branco. Desde que implantou uma educação antirracista, a escola atua com o intuito de conscientizar todas as crianças, sobretudo as negras, da importância de sua representatividade na escola, na cidade e no mundo e construir a cidadania plena, antirracista, no Distrito Federal.

Este ano, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a escola realizou a culminância desse projeto com cinco oficinas que ampliaram a temática da cultura afro-brasileira, dentre elas as Oficinas de Ritmos Africanos, Autorretrato, Boneca Africana, Jogos Africanos. Confira no vídeo.

“Há 6 anos estamos aqui, na EC de Vila do Boa, fazendo um trabalho buscando construir uma educação antirracista e trazendo representatividade para os e as estudantes e para as crianças da comunidade escolar, com estratégias que visam à inclusão a representatividade”, informa Stephanie Duarte, diretora da EC Vila do Boa.

A ideia é fazer com que os(as) estudantes negros(as) se vejam e se reconheçam no espaço escolar. As atividades antirracistas estão no currículo. No início deste ano, as atividades desse projeto começaram com o projeto Entrada Musical.

Por meio dele, a escola apresentou artistas negros e negras de grande sucesso e de grande impacto na Música Popular Brasileira (MPB). “As crianças tiveram a oportunidade de conhecer a biografia e a música desses e dessas artistas”, conta a diretora.

Ela disse que outra forma utilizada para estimular essa representatividade foi o projeto Contação de Histórias, com narrativas que trazem personagens negras e destacam a relação Brasil–África. “Percebemos que as crianças estão felizes e se sentem representadas no espaço escolar”, finaliza.