EC Cachoeirinha realiza chá literário e manhã de autógrafos nesta neste sábado (9)
A Escola Classe Cachoeirinha de São Sebastião (EC Cachoeirinha) irá realizar, neste sábado (9), entre 8h30 e 11h, o chá literário e a manhã de autógrafos dos(as) seus(as) estudantes. A escola convida a todos(as) para participar deste “momento único em que celebra a leitura, a escrita, o protagonismo infantil e o trabalho dos profissionais de educação que auxiliaram mais de 122 estudantes a se transformarem em autores de seus próprios livros”.
A escola destaca que o convite é extensivo a toda a comunidade escolar e que se trata de um dia fundamental para o encerramento de um projeto significativo para as crianças e para a comunidade escolar em São Sebastião. O chá literário e a manhã de autógrafos é o resultado final de um projeto literário, realizado pela primeira vez, neste ano letivo de 2023: o Projeto Estante Mágica, que a EC Cachoeirinha aderiu recentemente pelas mãos de Dayse Ulisses da Silva, professora de Atividades e do contrato temporário.
Leitura e escritura: instantes mágicos com viagem única a cada história lida
Há 10 anos ela atua na EC Cachoeirinha e, este ano, apesar de ser do contrato temporário, ou seja, sem a estabilidade necessária para desenvolver um projeto pedagógico, ela ousou a arriscar e, com o apoio da direção e dos(as) demais professores(as) conseguiu materializar a parceria com a Estante Mágica, o que resultou em 122 livros escritos pelos(as) estudantes das turmas e 5ª Série.
“A ideia surgiu com a experiência da minha filha, que estuda em uma escola particular e algumas vezes participou do projeto estante Mágica pela escola. Vendo a empolgação dela na realização do livro, onde ela escreveu o próprio livro e fez suas ilustrações, me despertou o interesse de tentar proporcionar essa experiência para os estudantes da escola que trabalho, que é uma escola rural que atende alunos oriundos dessa comunidade”, conta.
Após uma pesquisa na Internet, Dayse descobriu que o projeto Estante Mágica apoiava escolas públicas, dando a elas a oportunidade de inscrever os(as) estudantes para produzirem livros sem custo financeiros e proporcionando a eles(as) a chance de terem um livro digital. Ela cadastrou a EC Cachoeirinha, uma escola rural, que já possuía, no seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) um subprojeto de leitura, o que casou perfeitamente com o Estante Mágica.
“Foi um sucesso e resultou em uma produção individual de escrita e ilustração de livros. Para a produção dos livros contamos com a participação das famílias para fazer biografia dos estudantes. O projeto culminou com os 122 livros escritos, todas as crianças têm seu livro digital, as turminhas da Educação Infantil 1º e 2º Período e o (BIA),1º, 2º e 3º Ano, fizeram as histórias, juntamente com as professoras da turma, e cada uma fez sua própria ilustração. Já os alunos das turmas de 4º e 5º Ano fizeram suas próprias histórias e ilustrações”, conta Dayse.
Ela informa que, depois dos livros prontos, os pais que quiseram comprar o livro físico do(a) seu(a) filho(a), tiveram a oportunidade de compra-lo diretamente no site da Estante Mágica. “Contudo, infelizmente, somente 55 dos 122 estudantes puderam comprar os livros. E, para que acontecesse o dia do chá literário e autógrafos dos livros, todos os estudantes precisariam de adquirir os livros físicos. Foi aí surgiu a ideia de imprimir os 67 livros restantes para que nosso projeto terminasse conforme planejamos”, disse.
Dayse afirma que o projeto contou com o comprometimento de todos e todas: professores e professoras, estudantes e suas famílias. “Todos estavam empolgados e felizes na produção desse trabalho. Enfim, nosso projeto já tem data marcada para o lançamento dos livros, que será o chá literário e autógrafos dos livros de todos os estuantes será dia 09/12/2023, das 8h às 11h30”.
A professora ensina que “o mundo da leitura proporciona ao leitor e à leitora uma viagem única a cada história lida, pois desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico e habilidade na escrita. A cada livro novo temos a oportunidade de conhecer não só a história criada, mas também um pouco sobre a vida de quem a criou. Pensando nisso, nada melhor que ser o próprio autor de suas histórias”, finaliza.