EC 01 Porto Rico é mais um exemplo de descaso com a Educação

17224095048_7ab10120ef_oLocalizada em Santa Maria, a Escola Classe 01 Porto Rico tinha tudo para ser referência na comunidade. Tinha.
Uma obra iniciada em 2014, e que deveria levar poucos meses para conclusão, simplesmente está abandonada. O fato tem gerado toda espécie de problemas para professores e alunos, comprometendo o processo de ensino.
Atualmente, a escola – que recebe cerca de 300 crianças de 6 a 12 anos, incluindo alunos especiais, diariamente – se resume a sete salas aulas. Com a paralisação das obras, três salas tiveram que ser remanejadas e viraram locais para armazenamento de material didático, cozinha e limpeza.
Não há refeitório, o que compromete a alimentação dos alunos, limitada a biscoitos e sucos em caixa.
Os docentes da EC 01 Porto Rico classificam a situação como bastante precária. “Falta espaço para desenvolver as atividades. Os professores atendem alunos fora do horário de regência para reforço, projeto interventivo e reagrupamento. Sem falar que essas atividades são realizadas na sala dos professores, na sala de coordenação, no corredor, onde for possível”, relatam. Para eles, o discurso oficial de escola pública de qualidade “passou longe da realidade”.
Não bastasse isso, o abandono das obras acarreta outros tipos de problema. Uma série de materiais está exposta, como pedaços de pau, vergalhões e pregos, um perigo constante para as crianças. Apenas um tapume precário faz a separação desse local, onde também foi constatada a presença de insetos e a possibilidade de haver animais peçonhentos e ratos.
Some-se a isso o mato alto que circunda a escola, facilitando a ação de assaltantes e do tráfico de drogas. Não à toa, o portão da escola já tem marcas de bala.
Para desespero da comunidade escolar, o governo ainda não se posicionou sobre a conclusão das obras, apesar das reiteradas solicitações da escola.
Fotos: ECOM/Sinpro
[nggallery id=317]