EC 405 norte inaugura sala sensorial nos 61 anos da escola

Em comemoração a seus 61 anos, a Escola Classe 405 Norte inaugurou no final de junho a sala sensorial. Trata-se de projeto que visa a atender aos (às) diversos(as) estudantes que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A existência de um ambiente em que a criança possa se autorregular é extremamente benéfico para todos da escola, tanto para os estudantes com necessidades educacionais especiais incluídos nas salas regulares como os estudantes da Classe Especial. Com isso surgiu a ideia da sala sensorial que está destinada ao atendimento dessas crianças.

A Sala Sensorial da EC 405 norte é forrada com um tapete composto por várias peças coloridas de EVA. Tem um grande balanço, cama elástica, uma pequena piscina de bolinhas e objetos coloridos de espuma para serem escalados pelas crianças, além de um túnel e uma bola de pilates.

“A sala é usada por crianças TEA, que precisam de pausas para poderem se reorganizar, seja em um ambiente em que possa ser silencioso com ferramentas que auxiliem o relaxamento ou um lugar em que possam correr, pular e se agitar para que haja a autorregulação”, explica a vice-diretora da Escola Classe 405 Norte.

 

61 anos

As comemorações do aniversário da Escola Classe 405 norte não se restringiram à criação da sala sensorial. No dia 28 de junho, houve exposição de fotos da escola, e as crianças se reuniram no pátio para cantarem o hino e ouvirem histórias da escola. Depois, houve bolo e refrigerante para as crianças, e um minicoquetel para o corpo docente, uma vez que, também nesse dia, foi inaugurado o espaço de convivência para os professores.

O Sinpro esteve presente nessa celebração. “Acompanhar o trabalho da Escola Classe 405 é perceber construções sociopedagógicas importantes para a formação de cidadãos e cidadãs livres e conscientes”, destaca a diretora do Sinpro Regina Célia, que foi à escola conversar com as crianças no dia do aniversário da EC 405. “E é, também, ver como as escolas da rede pública distrital têm um senso de dever e obrigação bem aguçados, e entendem a importância de se trabalhar a inclusão, colocam todo o profissionalismo, que merece valorização, perseverança, atenção, mesmo enfrentando diariamente grandes dificuldades. Permanece necessária a maior atenção a esse tema enquanto Rede Inclusiva, por parte da SEE, dando maior suporte, demonstrando respeito às demandas diárias das escolas.”, completa a diretora do Sinpro.

A Escola Classe 405 surgiu quase que junto com Brasília. São 61 anos de trabalho contínuo e ininterrupto, feito com muita paciência, perseverança, atenção e cuidado. A inauguração da sala sensorial é reflexo de dedicação e consciência da relevância da lei de inclusão para a rede pública de educação e para a sociedade.

VEJA O ÁLBUM