EC 18 do Gama mostra que histórias são brinquedos feitos com letras, sabores e emoções

As histórias têm um efeito importantíssimo na vida das crianças, ajudando no desenvolvimento de formas de lidar com dificuldades, sentimentos e emoções, além de aguçar a criatividade. Com este intuito em mente, a Escola Classe 18 do Gama realizou o projeto Alfaletrar no último sábado (11), mostrando que histórias são brinquedos feitos com letras, sabores e emoções.

Durante todo o ano letivo os(as) alunos(as) são incentivados à leitura e à escrita, na perspectiva de colaborar com o processo de alfabetização, apresentando os diversos gêneros textuais, produções de texto, contato com autores das mais variadas literaturas, numa temática específica, com trabalhos de sequências didáticas, produções artísticas e outros elementos que colaboram para o processo de ensino aprendizagem. Este ano o trabalho teve como tema Solo fértil para uma educação afetiva, com a realização do 1° concurso de produção textual, desenho e artes plásticas da escola, que teve o apoio do Sinpro. Nele também perpassa o trabalho de Educação Transformadora e Antirracista realizada na unidade escolar.

Thiago Pereira Paz, diretor da EC 18 do Gama, explica que o projeto é um dos alicerces da escola. “Nele nos dedicamos durante todo ano letivo a promover a cultura do letramento por meio do incentivo à leitura e à escrita, e neste ano, em especial, nos dedicamos a produção de textos, no intuito de desenvolver cada vez mais a criatividade, a ludicidade e o alcance dos nossos estudantes na alfabetização plena através do suporte vivenciado nesta pratica pedagógica. Estamos muito felizes com o resultado alcançado e com os elogios recebidos da comunidade pelo trabalho”, ressalta.