EC 102 do Recanto debate a importância dos povos africanos na construção do Brasil

A importância dos povos africanos na construção do Brasil desde o período colonial; a falta de direitos e garantias sociais para as pessoas negras neste período, ocasionando o racismo estrutural que vivemos até hoje; e a necessidade de se colocar em uma posição antirracistas foram debatidos pela Escola Classe 102 do Recanto das Emas ao longo do ano letivo. Como parte do projeto, os(as) alunos(as) ainda estudaram homens e mulheres negras que mudaram a história do Brasil e do mundo, rainhas e reis de países africanos, animais africanos, a origem das tranças e penteados afro, instrumentos musicais de origem africana, e alimentos e palavras brasileiras de origem africana.

Durante o Projeto Consciência Negra, estudantes realizaram uma série de atividades: Jogo de tabuleiro: trilha de reflexão antirracista; Bingo das Africanidades: bingo com 70 palavras brasileiras de origem africana; construção do jogo “Mancala” com caixas de ovos (jogo de estratégia e raciocínio lógico de origem africana); brincadeira de origem moçambicana chamada Terra-Mar; Lapbook: Vidas Negras Importam; e atividades artísticas variadas.

A parte musical também teve vez com a apresentação de coral e atividades de interpretação textual: Neguinha, sim; Vidas negras importam; e MV Bil – Preto em Movimento. Na área da literatura, a professora Helayne comprou e compartilhou livros de literatura africana, lendo com os(as) alunos(as) as obras Pequeno Príncipe Preto; Que cabelo eu vou; Carolina de Jesus; Neguinha, sim; e Mulheres Negras que mudaram o mundo.

Todo o aprendizado adquirido durante o ano foi apresentado na culminância do projeto, realizado na última terça-feira (19). Os(as) estudantes aproveitaram uma série de atividades, como contação de história com a professora “Claudinha Flor de Cacau”, que contou a história escrita pelo professor André Lúcio Bento (Tâmara e Tamarindo); exposição de todos os trabalhos que foram produzidos pelos estudantes; apresentação do coral “Neguinha, sim”; além de uma roda de conversa com as trancistas do projeto “Trançando Consciência”, abordando autoestima e cabelo. Durante a roda de conversa foram feitas tranças nos cabelos das meninas.

O projeto teve a importante participação das professoras Helayne, Yngridy e Gislaine, dos 4° anos, e Amanda, do 5°ano.