EC 10 de Planaltina realiza a Semana da Inclusão

Ampliar o conhecimento dos funcionários e corpo docente da escola, promover o respeito e a diversidade no ambiente escolar, combater a discriminação e a intolerância e também promover o debate na comunidade para assegurar a consolidação da Educação Inclusiva. A Escola Classe 10 de Planaltina trabalhou todos esses aspectos com toda a comunidade durante a Semana Distrital de Conscientização e Promoção da Educação Inclusiva em Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEEs), de 6 a 10 de março.

Ao chegarem à escola no começo da semana especial, os estudantes e os pais de alunos foram recebidos com uma faixa na entrada onde se lia o slogan do evento: “Sou diferente, sou…somos iguais em nossas diferenças!”. A professora Rosa Calazans, da sala de recursos, e a equipe gestora da escola, também receberam a todos.

O corpo docente da EC10 de Planaltina participou de formação com professoras da SEE-DF sobre Deficiência Visual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a prática em sala de aula.

No dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, sob o tema Empoderamento Feminino de pessoas com deficiência “MULHER DEFICIENTE”, o evento contou com a participação da mãe cadeirante de uma aluna, que conversou com as crianças e respondeu às perguntas feitas por elas. 

Todas as atividades pedagógicas foram elaboradas e desenvolvidas para trabalhar a conscientização dos estudantes de forma lúdica. Houve exibição de filmes, rodas de conversa, entrevistas, contação de histórias e confecção de cartazes e murais. Na conclusão da Semana da Inclusão, alunos, professores, servidores, pais e responsáveis e ainda algumas professoras da CRE de Planaltina participaram do Abraço AMAR. A coordenadora da regional de ensino de Planaltina, professora Raíssa, também participou desse abraço à escola.