EAPE oferece curso sobre Cidadania Digital na Educação

A Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) está abrindo o prazo para inscrição no curso Cidadania Digital na Educação. O curso é voltado para professores(as), orientadores(as) educacionais e servidores(as) não docentes, com carga horária de 180h, composto de 09 encontros ao longo do ano e atividades assíncronas via plataforma Moodle. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de março pelo site www.eape.se.df.gov.br.

Cidadania digital é o uso da tecnologia de forma responsável. Envolve os direitos e os deveres de todos aqueles que navegam no mundo virtual, além de ser direito e dever de todos(as) saber usar corretamente as inovações tecnológicas que surgem ao nosso redor. Portanto, é fundamental que essa discussão chegue à escola, a fim de que os(as) estudantes passem utilizar as tecnologias de maneira ética e segura, compreendendo as relações assimétricas que as grandes empresas de tecnologia adotam, como modelo de negócio, atualmente via plataformas digitais “gratuitas”.

Entre os tópicos que serão debatidos estão ciberativismo; cyberbullying; direitos autorais; fake News; Inteligência Artificial; modulação comportamental algorítmica; segurança de dados; racismo algorítmico; plataformas digitais; sextorsão e estupro virtual, além do fomento a utilização de softwares livres e recursos educacionais abertos. Neste sentido, a proposta da formação Cidadania Digital na Educação traz luz a esse debate por meio de debates, textos, documentários e atividades que fomentam a discussão dessas temáticas entre a comunidade escolar.