EAPE e GEAD abrem inscrição para o Curso de Games e e-Sports na Educação

Estão abertas as inscrições para o Curso de Games e e-Sports (eletronic Sports) na Educação (jogos e esportes eletrônicos). O curso é oferecido a todo e qualquer professor e professora da rede pública de ensino pela Gerência de Educação a Distância (Gead) em parceria com a Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape).

 

Professores(as) interessados em se aprofundar nesse universo, devem acessar o link https://sigeape.se.df.gov.br/app_Login/ para inscrição. As inscrições, por sua vez, estão abertas desde quinta-feira (3/3) e se encerram no dia 13/3. O curso terá 180 horas e começa no dia 24 de março e termina no dia 24 de novembro de 2022. Além disso, será, praticamente, on-line, com alguns encontros presenciais na Eape para promover vivências e práticas com os games e “e-sports”.

 

Importante ressaltar que ele será ministrado no período da tarde (vespertino). Dentre as atividades previstas, destaque para a presença de convidados de todo o País que participarão com o intuito de dialogar com os(as) cursistas sobre temas transversais, eixos integradores, temas contemporâneos, profissionalização e aspectos gerais do universo dos games e dos e-sports. Vale lembrar que o curso se insere na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) ao fazer essa interlocução da educação com o mundo do trabalho.

 

Nas vivências presenciais, serão disponibilizados videogames para viabilizar aulas práticas e, a depender do volume de trabalhos, poderá haver visitas às escolas com o objetivo de levar esse conteúdo aos(às) estudantes e, assim, possibilitar a intervenção pedagógica dos(as) cursistas. O número de horas foi definido para que o(a) professor(a) tenha também o benefício de utilizar o curso para pular barreiras e ser mais uma vantagem no processo de formação continuada.

 

David Leonardo da Silva Andrade Teixeira, professor de Educação Física e atuante na Gead, destaca a importância do curso no currículo dos(as) professores(as). “É importante o professor e a professora se apropriarem desses conhecimentos para utilizá-los da melhor maneira possível, mesmo porque é grande o interesse dos e das estudantes sobre essa temática. Não é para menos que já temos jogos escolares eletrônicos no Distrito Federal. Temos uma pesquisa de mais de duas mil respostas que revelou a existência de muitos estudantes interessados em ter aula disso e trabalhar com essa carreira. Daí a importância de professores e professoras dominarem o conteúdo da forma mais crítica possível para combater os malefícios e potencializar os benefícios em prol do desenvolvimento e da cidadania dos e das estudantes”, afirma Teixeira.

 

O professor convida a todos e todas para participarem e lembra, ainda, que o curso também está dentro das normas da LDB. “A LDB determina que a educação precisa ser vinculada ao mundo do trabalho e à prática social. Com esse curso, vamos trazer uma gama diversa de vertentes para que o professor possa se municiar de conhecimentos que o possibilite a uma ação pedagógica com processos de ensino e aprendizagem cada vez mais significativos para o estudante”, informa David.