Documentário que mostra genocídio indígena por Covid sofre processo do governo federal

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) vem sofrendo uma série de processos e retaliações desde a produção de um documentário. Dividido em oito episódios, a webserie intitulada Maracá aponta violações de direitos dos povos indígenas pelo governo federal durante a pandemia da Covid-19. De acordo com a entidade, o governo promove “genocídio indígena”.

Em nota, a Apib afirma que a intimação foi uma forma de “criminalizar o movimento indígena”. “O governo busca intimidar os povos indígenas em uma nítida tentativa de cercear nossa liberdade de expressão, que é a ferramenta mais importante para denunciar as violações de direitos humanos. Atualmente, mais da metade dos povos indígenas foram diretamente atingidos pela Covid-19, com mais de 53 mil casos confirmados e 1.059 mortos”, ressalta a nota da entidade.

Coordenadora da Apib, a líder indígena Sonia Guajajara afirma que a perseguição desse governo é inaceitável e absurda. “Eles não nos calarão”, complementa Guajajara.

Confira o documentário clicando neste link e compartilhe para que outras pessoas tomem conhecimento do processo de genocídio neste momento de Covid-19.