Documentário: Paul Singer, uma Utopia Militante

Já está disponível o documentário Paul Singer, uma Utopia Militante. Das 00h30 do dia 11 às 23h59 do dia 18 de abril, os(as) interessados(as) poderão acessar, de forma totalmente gratuita, a plataforma  ou pelo site www.etudoverdade.com.br.

O documentário pode ser lido como uma autobiografia de um grande personagem da vida intelectual dos últimos 60/70 anos. Baseado em uma longa entrevista onde o próprio professor narra sua trajetória e sua maneira de pensar, Singer narra desde sua chegada no Brasil em 1940, escapando da catástrofe europeia que foi a segunda Guerra Mundial, até por volta de 2016, na liderança dos movimentos de Economia Solidária.

O professor Singer não é um herói, também não é uma vítima. Não comove pela emoção, mas pela inteligência. Certamente pode ser classificado como um iluminista, conservando sempre a capacidade de raciocinar e, se possível, educar. Porque foi também um educador, mesmo quando fazia política. Ou, sobretudo, quando fazia política.

Esse documentário tenta mostrar de maneira mais clara possível a visão de um verdadeiro democrata, firme nas suas convicções, mas disposto sempre ao diálogo, e intolerante quanto ao emprego da força para impor ideias, sejam elas quais forem. A missão que se impôs é clara: levar a democracia ao seu limite. Ser integralmente democrático. A pretensão desse documentário também é mostrar da maneira mais evidente possível, diretamente, sem ambiguidades, as características singulares desse personagem. E para empregar as palavras de um velho sociólogo, mostrar a beleza do espetáculo de um homem pensando. Nas salas de aula ou nas reuniões políticas.

Com 58 minutos de duração, Paul Singer, uma Utopia Militante funciona como uma simpática introdução à figura e ao pensamento do mestre, mas tem dificuldade em fornecer uma narrativa mais coesa e menos burocrática.