Documentário mostra sofrimento e luta do povo palestino

A Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL) promoveu, no dia 30 de março, no auditório do Sinpro (SIG), a exibição do documentário Palestina – Fragmentos de uma história, produzido por Marcelo Freire, Waldson Almeida, Jean Carlos e Christian Rizzi, e a exposição do repórter fotográfico Christian Rizzi. As fotos e as filmagens foram colhidas durante o período em que eles estavam na Palestina, em 2019.

A atividade, que celebra o Dia da Terra Palestina, teve como objetivo pressionar pelo fim das atividades do Fundo Nacional Judeu. Em 1948, quando 750 mil palestinos foram expulsos de suas casas por milícias sionistas, formadas por estrangeiros recém-chegados à Palestina, para que Israel pudesse nascer, suas propriedades foram transferidas para esse fundo, que desde então financia a venda de terras exclusivamente para judeus. Todos os anos esta data é relembrada em atos, por palestinos e defensores dos direitos humanos, para reforçar o repúdio à ocupação e para defender o Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS). Como o nome já diz, este é um movimento que pressiona o mundo todo e os organismos internacionais a bloquearem investimentos em Israel, a exemplo do que levou ao fim do regime de segregação racial na África do Sul, conhecido como Apartheid, investimentos que, invariavelmente, acabam financiando a violência de Estado.

Segundo a FEPAL, o povo palestino está sofrendo, isolado pela ocupação, refém de um bloqueio econômico que impede a entrada de recursos e fragiliza seu sistema de saúde interno. “E é em um momento de calamidade como esse, em que todos os povos civilizados estreitam seus laços de solidariedade, que fica ainda mais evidente a brutalidade do isolamento e do apartheid”.

Confira abaixo algumas fotos e vídeos tirados durante o evento.

MATÉRIA EM LIBRAS