Docentes realizam panelaço na Câmara Legislativa pela aprovação imediata da ARO

Logo após as 14h desta terça-feira (3), professores e professoras da rede pública de ensino reuniram-se em frente à Câmara Legislativa para exigir dos parlamentares a votação imediata do Projeto de Lei (PL) da Antecipação de Receita Orçamentária (ARO) para quitação, em uma única parcela, ainda neste mês de fevereiro, dos pagamentos atrasados dos(as) docentes e de servidores(as) púbicos(as) de outras categorias.
O panelaço visou também a pressionar o Governo do Distrito Federal (GDF) a cumprir o acordo, firmado em várias reuniões de negociação sobre o atraso dos pagamentos, de enviar, ainda nesta terça, o projeto de lei  da ARO para o Parlamento.
Durante a manifestação, os(as) docentes foram barrados pelos seguranças da Câmara na entrada da Câmara Legislativa e impedidos de acompanhar a abertura do ano legislativo pelas Galerias, onde iriam também lembrar aos parlamentares de que a votação da ARO é prioridade máxima para as categorias sem pagamentos.
Assim como os(as) professores(as), outras categorias promoveram manifestação em frente à Casa Legislativa para reivindicar direitos ameaçados e conquistas dos movimentos sociais em risco de supressão. Como, por exemplo, os LGBT, que também realizaram ato público em protesto contra o recuo do novo governo ao eliminar secretarias de Estado e reuni-las em uma única e contra o rebaixamento da Subsecretaria da Pessoa LGBT em Coordenação da Diversidade, ligada à atual Secretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial.