Atenção para a distribuição de turmas para 2019

No procedimento de distribuição de turmas para o ano de 2019 será novamente exigido que os(as) professores(as) tenham o SIGEP atualizado, com as habilitações e aptidões a que fazem jus.
A Secretaria de Educação vai publicar, nos próximos dias, uma portaria que autoriza a inclusão de novas habilitações. Ou seja, vai haver um novo regramento – que será esclarecido pelo Sinpro-DF tão logo o documento seja disponibilizado.
Para escolha de turma em 2019, o artigo 45 da Portaria nº 173/2018 já sinaliza que, para escolher turma em classes especiais nas Escolas Classe, nos Centros de Ensino Especial, nos CILs, nas Escolas Profissionalizantes, no sistema prisional e demais unidades de atendimento especial, será necessário que o(a) professor(a) tenha no SIGEP a aptidão cadastrada.
A diretoria do Sindicato orienta que todos(as) os(as) professores(as) verifiquem imediatamente o SIGEP para checar se as aptidões a que fazem jus estão cadastradas. Caso não estejam, o(a) professor(a) deve fazer os procedimentos de aquisição de aptidão entre os dias 26/7 e 5/8 (até 17h), conforme determina a Portaria nº 173/2018. O Sinpro-DF orienta ainda que aqueles(as) que precisam fazer o agendamento que o façam nos dois primeiros dias nos quais o sistema já esteja liberando o agendamento. Os(as) professores(as) que tiverem dificuldade em fazer o agendamento devem procurar os diretores do Sindicato que visitam sua escola.
Os passos para verificação são os seguintes: depois de acessar o SIGEP,  clicar em MEUS DADOS 》》》DADOS HABILITAÇÃO/QUALIFICAÇÃO 》》》 Ver no quadro “Componentes Curriculares compatíveis às Habilitações e Aptidões autorizadas”.

Em algumas unidades escolares, a Secretaria de Educação já atualizou as aptidões automaticamente do(a) professor(a). No entanto, o Sinpro-DF orienta para que todos(as) façam a conferência. Um exemplo: no Centro de Ensino Especial que fez os lançamentos na escolha de turma de 2018 no início do ano – dentro do prazo estabelecido -, houve por parte da SEEDF a atualização automática das aptidões dos(as) professores(as). Porém, algumas unidades escolares não fizeram esses lançamentos dentro do prazo, portanto as aptidões podem não estar atualizadas. Para atualizar, o(a) professor(a) deve seguir as orientações da Portaria nº 173/2018.
>>> Mais informações, leia a matéria “Concurso de Remanejamento 2018/2019” e a Circular nº 190/2018
>>> Veja também: Publicada circular que define prazos para agendamento de entrevistas do Concurso de Remanejamento

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