Dirigente do Sinpro participa de audiência pública na CLDF

A coordenadora da secretaria de Assuntos e Políticas para Mulheres Educadoras do Sinpro, Mônica Caldeira, foi uma das participantes de audiência pública realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) na noite da última quinta-feira (9/3), para tratar da luta das mulheres por direitos na capital federal. Em um gesto de deferência a elas, o autor da iniciativa, deputado Gabriel Magno (PT), abriu mão de presidir a audiência e acompanhou do plenário todo o debate. Em seu lugar, conduziu a audiência pública a militante do Partido dos Trabalhadores, Ludmila Brasil.

Mônica apresentou os dados da pesquisa do Sinpro mulheres e violência realizada em 2021. A pesquisa demonstra que, embora 60% das mulheres declarem que situações como ruas com pouca iluminação, andar sozinha à noite, o ônibus coletivo cheio, representem ambientes de insegurança para elas, o que elas mais temem é o ambiente escolar: estabelecer diálogos com pais, chefes, colegas e estudantes do sexo masculino são situações nas quais 10% das professoras disseram q nunca se sentem seguras nesse momento. “E outras 46% declararam que raramente se sentem seguras em momentos de dar opinião na sala dos professores e em casa.”

Para Mônica, são fatos e dados como esses que demonstram a importância da educação contra o machismo, de um currículo escolar anti machista, pois são formas de resolver a questão da violência escolar tanto para alunas como para professoras, “mas, em se tratando de escola e educação, o benefício se estende a toda a sociedade”.

Veja a fala de Mônica Caldeira no vídeo abaixo. (A partir de 1hora e 16 minutos)