Diretoria convoca categoria para assembleia nesta sexta (23)

A diretoria colegiada do Sinpro convoca a categoria para assembleia geral nesta sexta-feira (23), às 9h30, na Praça do Buriti. Na assembleia geral realizada nesta terça-feira (20), professores (as) e orientadores (as) educacionais demonstraram disposição de luta, ao deliberar, quase que por unanimidade, a continuidade da greve.
IMG-20151020-WA0020A categoria demonstrou, durante a assembleia desta terça, determinação pela defesa intransigente do Plano de Carreira (Lei nº 5.105/13) conquistado na greve de 52 em 2012. E, para isso, conta com o apoio de várias categorias e, sobretudo, dos (as) estudantes. A greve alcança hoje 70% das escolas.
Durante a assembleia, um grupo de mais de 70 professores ocuparam a Presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Outro grupo de servidores (as) públicos (as), da Saúde, ocupou o Plenário. Ambos estão dispostos a ficarem na ocupação até as autoridades públicas do DF iniciarem uma negociação séria com as categorias em greve, e sair dali uma solução.
IMG-20151020-WA0022
Ao exigir o cumprimento da legislação trabalhista do Distrito Federal, a categoria docente reivindica o imediato pagamento da tabela salarial vigente, afinal, com o descumprimento da lei, o governo Rollemberg reduziu, inconstitucionalmente, o salário de todos e todas.
Exige também que ele suspenda as tentativas de retirar direitos previstos em leis, como a supressão da licença-prêmio para transformá-la em licença-capacitação, a retirada de auxílio transporte de professores (as) que residem no Entorno, e várias leis apresentadas este ano na CLDF que visam a modificar aposentadoria dos (as) servidores (as). A categoria luta também pelo pagamento imediato dos (as) recém-aposentados (as) e em processo de aposentadoria da pecúnia da licença-prêmio não gozada.
Na avaliação da diretoria colegiada do Sinpro-DF, o governo Rollemberg decidiu imprimir no Distrito Federal a marca da ilegalidade. Ele não está respeitando nenhuma lei  e, dentre elas, a lei que estabeleceu o reajuste anual do auxílio-alimentação que, desde maio, não foi pago.  Os (as) professores (as) e orientadores (as) educacionais entendem que o governador Rollemberg tem de mudar seu comportamento relativamente à legislação trabalhista do DF.
Confira a agenda da semana
AGENDA
20/10
09h30 – Assembleia geral;
14h – Denuncia junto ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) pelo não cumprimento as leis; improbidade administrativa.
PROPOSTAS DO COMANDO DE GREVE
20/10 – Terça-feira
19h – Sessão Solene/Dia do Professor(a) – usar a camiseta “Calote Não”.
 
21/10 – Quarta-feira
Piquetes e ações nas cidades (panfletagens e outros atos), de acordo com os encaminhamentos das assembleias regionais.
 
22/10 – Quinta-feira
Manhã – Piquetes nas cidades;
14h – Ato no TJDFT, com movimento unificado (ação de improbidade);
18h – Reunião do Comando de Greve.
 
23/10 – Sexta-feira
09h30 – Assembleia Geral, na Praça do Buriti.