Direito reconhecido – CLDF derruba veto do governador e fica garantida a última parcela do reajuste salarial do magistério

A luta e a pressão feitas por professores(as), orientadores(as) educacionais e pela diretoria do Sinpro deram resultado, e bastante positivo. Por maioria absoluta (16 votos favoráveis e nenhum contrário), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) cumpriu com o seu papel, reconhecendo o direito dos(as) trabalhadores(as) da Educação, e derrubou o veto do governador Ibaneis Rocha sobre o artigo 56 da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Fica garantido, portanto, o pagamento da última parcela do reajuste salarial da categoria, e abre possibilidades para avanços na carreira.

Além de comprometer o pagamento da última parcela devida à categoria desde 2015, o veto de Ibaneis também prejudicava a realização de concursos públicos e ainda tirava do horizonte a tão necessária recomposição salarial. Sem reajuste há seis anos, as perdas financeiras da categoria são evidentes, e precisavam ser revertidas.

Para a diretora do Sinpro, Rosilene Corrêa, após anos de calote aplicados aos(às) servidores(as) públicos(as) do Distrito Federal, o governo do DF se rende. “Mas isto se deve ao fato de duas duras greves que foram feitas pela nossa categoria e de uma ação judicial. Ao governo não restava outra alternativa senão cumprir com a lei e garantir aquilo que é um direito nosso, uma conquista da categoria. Mas hoje nós acompanhamos, na CLDF, a votação da derrubada do veto. Isto significa que, para 2022, o governo está, sim, autorizado a pagar aquilo que nos é devido, e mais que isto: mais conquistas para a nossa carreira. Parabéns a todos e todas que não fogem à luta, e certamente os próximos tempos serão de muita batalha para novas conquistas”, salienta Rosilene.