Dias de Chuva oferece uma possibilidade para reflexão em narrativa atual e necessária

As dúvidas e os questionamentos de uma adolescente foram a base do novo livro da professora aposentada Cleides Batista. Dias de Chuva, contada pela jovem Stella, com seus vinte anos, não tem em si a pretensão de destrinchar e rasgar a alma dos personagens. Ela simplesmente conversa com o leitor, contando momentos bons e ruins da vivência com sua família e seus amigos próximos. Ao ler a obra, talvez surgisse a necessidade de esclarecer ou detalhar alguns pontos de interrogação, mas é justamente nos questionamentos que a autora traz o ponto forte da obra: cutucar, despertar e instigar. 

O relato de uma adolescente, que perpassa por conflitos existenciais, preocupações com a AIDS, preconceitos, suicídio e sentimentos de culpa, questões corriqueiras para sua idade, oferecem uma possibilidade de reflexão para o leitor. É justamente esta proposta que motivou a educadora a escrever a obra, que apesar de poucas páginas, apresenta várias perspectivas e possibilidades para reflexão e aprofundamento. 

Segundo Cleides Batista, o livro desperta o interesse para debate sobre vários pontos, como do surgimento da AIDS; os tabus que envolvem o suicídio; os conflitos dos jovens e adolescentes em suas relações familiares, dentre outros. “O livro Dias de Chuva é um Romance Literário. Na verdade, escrevi esse livro há muitos anos atrás e na época não tive condições e publicá-lo, acabou ficando esquecido na gaveta. Então, durante a pandemia, me veio novamente a ideia de realizar o sonho de publicar, e graças a Deus deu certo. É, de fato, uma leitura indicada para jovens e adultos, pais, professores, enfim, para todos que sentem a necessidade de debater pontos importantes”, ressalta a professora.   

Os(as) interessados(as) podem adquirir o livro pelos links https://www.amazon.com.br/dp/B08X452DW6 e https://loja.uiclap.com/titulo/ua3254/.