05 de Agosto – Dia Nacional da Saúde
Com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e do quão vital é ter um estilo de vida saudável, o Dia Nacional da Saúde no Brasil é comemorado no dia 5 de agosto, em homenagem ao médico Oswaldo Cruz que nasceu no mesmo dia, em 1872.
Além de médico, Oswaldo Cruz atuou como sanitarista e teve papel importante durante as epidemias de varíola, febre amarela e peste bubônica no final do século XIX e início do século XX. Ele adotou métodos de isolamento dos doentes, notificação dos casos positivos, captura dos vetores (mosquitos) e desinfecção das casas. Em 1900 fundou o Instituto Soroterápico Federal, que oito anos depois levou o nome do fundador. Ele também promoveu campanhas de vacinação em massa, com vacinas que começavam a ser produzidas no próprio país, apesar de movimentos contrários (já existiam os antivacinas em 1904).
Com o passar dos anos, houve a inovação científica, ocorreram significativos desenvolvimentos nos diagnósticos, tratamentos e prevenção de doenças.
Atualmente, a questão de ter saúde não significa simplesmente não estar doente. E sim em se alimentar bem, evitar alimentos processados, ingerir água em boa quantidade, praticar atividades físicas, descanso e lazer. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas na ausência de doenças”.
SUS
Os investimentos em saúde pública e campanhas de prevenção, informando corretamente com evidências científicas e todo o embasamento, podem reduzir o impacto de doenças e promover uma sociedade mais saudável. Para isso, além de uma comunicação precisa e profissional, é necessário investimento permanente do Poder Público no SUS (Sistema Único de Saúde), que tem uma capilaridade e estrutura para atender nas mais distantes localidades do país.O Sistema foi criado em 1990 e atende quase 200 milhões de brasileiros (as), sendo cerca de 80% deles (as) de forma exclusiva. Ele se baseia em três pilares: integralidade (considera as pessoas como um todo, atendendo todas as necessidades), a igualdade (ou equidade, que visa diminuir as desigualdades onde há maior carência) e a universalidade (pois a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurá-lo).
É preciso reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, para garantir a saúde como direito humano, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais do Brasil.
“É um dia importante para que todos e todas possam reforçar a importância da saúde em nossas vidas e principalmente de se investir em políticas públicas, em fortalecer cada vez mais o SUS, em políticas de prevenção (como médicos da família), pois é investindo em nosso sistema de saúde e na atenção primária, que vamos economizar recursos futuramente e a população será melhor atendida”, diz Élbia Pires, Coordenadora da Diretoria para Assuntos do (a) Trabalhador (a) do Sinpro.
Seminário
Estão abertas as inscrições (até dia 27/08) para o Seminário Saúde do Trabalhador. O evento do Sinpro será realizado no Auditório Paulo Freire, na Sede do Sindicato (SIG), no dia 30/08 a partir das 19h e no dia 31/08 de 8h30 às 16h. As inscrições podem ser feitas aqui.
MATÉRIAS EM LIBRAS