Dia Nacional de Luta nesta quarta (13) contra projeto anti-servidor

Uma reunião entre o ministro-chefe da Secretaria do Governo, Ricardo Berzoini,  e dirigentes da CUT e de outras centrais sindicais ocorreu na noite de terça-feira (12). O objetivo do encontro para o movimento sindical foi pressionar o governo federal para que sejam retirados pontos do PLP 257, de autoria do Executivo, de renegociação das dívidas dos estados, mas que trazem sérios prejuízos para servidores públicos em todas as esferas. O projeto, conhecido como “pacote anti-servidor”, tramita na Câmara dos Deputados e por acordo de líderes de bancada não será votado nesta semana.
“Nós não somos contra os estados negociarem as dividas com o governo federal. O problema é que, pela proposta atual, os servidores serão prejudicados e pagarão pela irresponsabilidade dos governos. Nós queremos retirar deste projeto todas as condicionantes de contrapartida da renegociação que só trazem retrocesso para a luta dos trabalhadores”, explica o dirigente da CUT e da Confederação Nacional dos Servidores Públicos Federais (Condsef), Pedro Armengol.
O PLP condiciona o alongamento e os descontos de pagamento das dívidas dos estados, do DF e dos municípios junto à União à adoção de várias medidas para restrições de despesas, penalizando os servidores e prejudicando os serviços públicos das três esferas. Se aprovado o PLP, haverá uma série de medidas de contenção de gastos, terceirização de serviços e congelamento de salários e de concursos de servidores. O PLP 257 é fruto de um acordo entre governos federal, estaduais e municipais.
Dia de Luta Nacional nesta quarta (13)
O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef), que reúne representantes de servidores federais das três Esferas, reforça convocatória para que a categoria participe, nessa quarta-feira (13), do dia nacional de luta, com manifestações e paralisações em todos os estados. Acompanhe os sites e a rede social das entidades do funcionalismo para participar das atividades programadas para protestar contra o PLP 257.
A princípio a mobilização ocorreria em dois dias, dias 13 e 14, com ato na quinta no Anexo III da Câmara dos Deputados. Mas como o acesso do público ao Congresso está proibido por causa da votação do impeachment, o ato de quinta (14) foi cancelado.