Dia Nacional da Alfabetização – Um longo caminho ainda por percorrer

Um dos momentos mais importantes e com resultados mais gratificantes do processo de educação básica é a alfabetização. É lindo ver o/a estudante entendendo o processo extenso de combinação e relações entre letras e fonemas e formando palavras – tenha 5 ou 50 anos.

Ao concluir essa importante fase do game do aprendizado, o indivíduo tem mais desenvoltura para desbravar a sociedade em que vive. Daí saem conquistas que vão desde a emancipação social  

O 14 de novembro foi instituído como dia nacional da alfabetização após decreto de 1966, em homenagem a outro decreto – o que fundou o ministério da Educação em 1930. Já percorremos muito na alfabetização de nossos cidadãos – e ainda temos outro tanto a percorrer.

Os dados mais recentes de analfabetismo no DF são de 2019, quando, segundo o IBGE, os indicadores apontavam para um total de 66 mil pessoas acima de 15 anos incapazes de decifrar a escrita e incapazes de escrever o próprio nome. É o quinto menor índice do Brasil. E, dentre essas 66 mil pessoas, 35 mil têm mais de 60 anos.

Ainda que seja profundamente desalentador perceber que, após o início do governo Bolsonaro, não há dados concretos ou confiáveis sobre os índices de alfabetização brasileiros, é alentador apreender, dos dados disponíveis até 2019, que as novas gerações têm mais acesso à educação e são alfabetizadas ainda crianças.

A professora Magda Soares, graduada em letras, doutora e livre docente em educação e autora dos mais importantes livros sobre alfabetização do Brasil, lembra que “os professores deveriam receber uma formação que os habilitasse a orientar adequadamente a aprendizagem dos alunos da educação básica. No caso do ensino da leitura e da escrita, não basta conhecer sobre a língua, conhecer teorias de leitura e de produção textual e teorias literárias, é preciso conhecer também como a criança aprende a ler e a escrever, como se forma um leitor, um produtor de textos, como desenvolver gosto pela leitura.”

 

A você, alfabetizador(a) do DF, neste 14 de novembro o Sinpro parabeniza pelos esforços empreendidos ao longo de sua jornada, seja na educação infantil, seja no infelizmente dilacerado EJA.