Sinpro alerta para a importância da luta pela erradicação do racismo

O dia 21 de março é mais uma importante data pela luta para erradicação do racismo no Brasil. Trata-se do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. A diretoria colegiada do Sinpro alerta a categoria para, mais uma vez, aproveitar a ocasião e levar às salas de aula a proposta de enfrentamento ao racismo e a análise sobre a situação do Brasil na aplicação diária do Estatuto da Igualdade Racial, com reflexão sobre a discriminação por motivo de raça.
Massacre de Shaperville – O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial é um dos mais antigos dias internacionais instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este ano, o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial é considerado especial pela ONU porque se comemora o 50º aniversário da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial [ICERD] e também por ser o começo da Década Internacional de Afrodescendentes.
A data foi instituída pela ONU em memória à tragédia conhecida como “Massacre de Shaperville”, em 1960, na província de Gauteng, em Joanesburgo, na África do Sul. O massacre foi executado contra 20 mil negros que protestavam contra a Lei do Passe durante a realização do Congresso Pan-Africano (PAC). A Lei do Passe os obrigava a portar uma caderneta de identificação, especificando os locais por onde eles poderiam transitar na cidade. Ao depararam-se com as tropas do exército, ocorreu uma chacina: os soldados abriram fogo sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186.
Afrodécada – Em 2014, a ONU lançou a campanha “Década Internacional de Afrodescendentes”. Aprovada durante uma Assembleia Geral das Nações Unidas, em dezembro, a resolução que institui a “afrodécada”, cujo tema é “Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”, define que ela será celebrada entre os anos de 2015 e 2024. O objetivo é reforçar o combate ao preconceito, à intolerância, à xenofobia e ao racismo.
Com informações da ONU