Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil

Neste sábado, dia 2 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. A data foi escolhida para lembrar o nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, nascido em 1805, que foi um pioneiro da produção de literatura para crianças e adolescentes no Ocidente. Andersen é autor de livros conhecidos mundialmente, como A Roupa Nova do Imperador, Soldadinho de Chumbo, O Patinho Feio e A Pequena Sereia, entre outros.

Os livros infanto-juvenis têm a força de encantar crianças e adolescentes pela leitura, como fizeram com o próprio Andersen. Conta-se que seu pai era um grande incentivador de que o filho lesse livros e que, ao crescer, Andersen gostava de narrar histórias aos colegas de fábrica. Assim ele teria desenvolvido seu dom. Além de criar, Hans Christian Andersen também adaptou muitas histórias já existentes para a linguagem infanto-juvenil.

O aniversário do autor dinamarquês foi escolhido como Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil pelo Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens (IBBY, sigla em inglês para International Board on Books for Young People) em 1967. A cada ano, um país é escolhido pelo IBBY para ser o patrocinador do Dia, e escolhe um tema e um autor ou autora importante para escrever uma mensagem. Um ilustrador ou ilustradora também é escolhido(a) para produzir um pôster.

O Brasil foi patrocinador do Dia Internacional do Livro Infantil em 2003, quando a mensagem foi escrita pela escritora Ana Maria Machado – primeira autora de livros infantis a fazer parte da Academia Brasileira de Letras -, com o tema “O mundo em uma rede encantada”, e o pôster foi feito pelo ilustrador Rafael Fabrice Yockteng Benalcázar. Em 2016, o Brasil novamente foi patrocinador do Dia, e a mensagem foi da escritora Luciana Sandroni, com o tema “Era uma vez”. Nesse ano, o pôster foi feito pelo ilustrador e escritor Ziraldo.

O objetivo do Dia Internacional do Livro Infantil é despertar o amor pela leitura. Assim, a ideia é propor reflexões, eventos, atividades de incentivo à leitura e homenagens a obras e autores(as) do gênero. O livro é uma ferramenta para semear a imaginação, e um recurso fundamental das atividades pedagógicas!

MATÉRIA EM LIBRAS