Dia internacional de luta das mulheres terá ato político-cultural em Brasília
O Sinpro-DF convida todos e todas a participarem das atividades do Dia Internacional de Luta das Mulheres realizado pela CUT-DF, sindicatos e movimentos de mulheres de Brasília e do entorno, em um ato político-cultural no dia 8 de março, às 16h, na praça Zumbi dos Palmares (em frente ao Conic). A data terá uma série de atividades para destacar as conquistas das mulheres e reivindicar mais direitos e dignidade.
A mobilização aborda a dramática realidade da violência contra a mulher no Distrito Federal. O feminicídio foi crime que mais cresceu em 2023 no DF. O número dobrou entre 2022 (17 casos) e ano passado (34), segundo Secretaria de Segurança Pública, em um aumento de 100% de mortes. As tentativas de feminicídio tiveram um aumento de 110% – o número passou de 37 para 78.
“O ensino antimachista é importante para combater e enfrentar a tragédia do feminicídio e a violência contra a mulher”, destaca Mônica Caldeira, diretora de Assuntos e Políticas para Mulheres Educadoras do Sinpro, lembrando a importância da Educação para a mudança da sociedade.
O Sinpro-DF se soma ao evento que contará ainda com a apresentação das cantoras Emília Monteiro, com um repertório de ritmos do norte, Kris Maciel que promete animar a noite com samba, e Alê Terribili canta MPB dançante a partir das 19 horas.
Caldeira destaca a importância da presença de todas(os) professoras(es), orientadoras(es) educacionais e educadoras(es) da carreira do Magistério no ato de luta por direitos e liberdades.
“O 8 de março é importante para marcar a constante luta das mulheres por liberdade, pela implementação de políticas públicas e para a manutenção de direitos. O ato integra as centenas de eventos que acontecerão pelo país durante o mês. Temos muito a construir para conquistar a emancipação das mulheres”.
Dia Internacional de Luta das Mulheres
Data: 8 de Março
Local: Praça Zumbi dos Palmares (em frente ao Conic), Brasília
Ato político às 16h
Programação cultural às 19h:
Emília Monteiro
Kris Maciel
Alê Terribili
MATÉRIA EM LIBRAS