Dia Internacional da Solidariedade Humana

O Dia Internacional da Solidariedade Humana é celebrado em 20 de dezembro, e foi proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005. A iniciativa também se relaciona com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), já que a solidariedade é identificada na Declaração do Milênio como um dos valores fundamentais das relações internacionais no século XXI.

Isso significa que a ONU entende que, para se alcançarem os ODS, é preciso que haja solidariedade entre as pessoas e entre as nações, para que aquelas que podem mais ajudem as outras que podem menos. Nesse sentido, o Dia Internacional da Solidariedade Humana destaca a importância de ações coletivas para superar problemas globais e alcançar os objetivos mundiais de desenvolvimento, com a construção de um planeta melhor e mais seguro para todos.

>>> Saiba mais: O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Segundo a concepção da ONU, o enfrentamento à pobreza em nível mundial depende dessas ações de solidariedade. Para o organismo, a data tem o objetivo de incentivar os Estados membros a formular e a compartilhar estratégias nessa direção. Além disso, o Dia Internacional da Solidariedade Humana é uma ocasião para celebração da unidade na diversidade, reforçando que os governos devem respeitar seus compromissos com acordos internacionais.

Com o crescimento das desigualdades em todo o mundo, o fortalecimento da solidariedade se torna ainda mais necessário. Tanto na garantia dos direitos humanos relacionados à diversidade, quanto na luta pela erradicação da pobreza, da fome e de doenças.

O dia 20 de dezembro traz essa marca para afirmar que todo dia é dia de exercitar a solidariedade. Neste momento triste da nossa história em que ódio, rancor e intolerância têm se expressado com muita força, é importante lembrar valores como empatia e solidariedade. O planeta tem dado sucessivas lições de que um só estará seguro quando todos estiverem seguros. Só nos resta aprender.

MATÉRIA EM LIBRAS