Dia da Formação Continuada é comemorado nesta segunda (10)

Nesta segunda-feira (10) de agosto é celebrado o Dia da Formação Continuada. A data comemorativa surgiu graças a Lei 6.502 de 06 de fevereiro de 2019, de autoria do deputado distrital Chico Vigilante (PT), que instituiu e incluiu a data no Calendário Oficial de Eventos do DF.

A celebração é também uma homenagem à criação da Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação (EAPE).

O Distrito Federal é uma das unidades federativas do país que exige formação superior de todos os seus professores e professoras, e a EAPE é atualmente a principal responsável por este planejamento.

Com décadas de atuação, todos os anos, a EAPE oferece mais de 100 cursos aos profissionais da Educação, incluindo servidores(as) das carreiras Magistério e Assistência. A instituição também é responsável pelos processos de afastamento remunerado para estudo, em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado, pela concessão de bolsas de línguas, segunda graduação e especialização.

A diretora do Sinpro-DF, Rosilene Corrêa ressaltou a importância da formação continuada para educação. “Temos orgulho em ser uma categoria que se aperfeiçoa sempre. A formação superior de todas e todos coloca o nosso ensino entre os melhores do país e ter no nosso calendário de eventos um dia para celebrar a Formação Continuada reafirma a importância formação e especialização contínua dos trabalhadores e trabalhadoras em educação”, concluiu.