Dia da Artesã e do Artesão

Hoje, 19 de março, é Dia do Artesão e da Artesã, e há muito o que se celebrar, embora, diante da conjuntura de retrocessos e de desvalorização da arte, ainda haja muito o que conquistar.

A data que marca o Dia do Artesão e da Artesã se deve ao dia de São José. No Brasil, país tão vocacionado para a arte, foi somente em 2015 que o projeto de Lei nº 13.180 foi sancionado pela então presidenta Dilma Rousseff, regulamentando a profissão de quase 10 milhões de brasileiras e brasileiros que criam e produzem com suas mãos, levando sustento às suas famílias e arte à casa de milhões de pessoas.

O Sinpro-DF sempre valorizou todas as modalidades artísticas como formas de expressão. E é importante lembrar que o artesanato é uma técnica dominada sobretudo pelas mulheres, como destaca a diretora da Secretaria de Cultura do Sinpro, Fatinha de Almeida.

“O artesanato tem uma maioria de mulheres tanto na prática quanto nos ensinamentos que passam de uma geração para a outra”, afirma Fatinha. “Reconhecer e valorizar o trabalho artesanal feito por mulheres é fazer o resgate das memórias da Cultura popular brasileira.”. Ela destaca que faltam políticas públicas para proteger e incentivar esse trabalho.

Em três ocasiões, o Sinpro realizou Feiras Culturais com os artesãos e artesãs aposentados(as) da categoria. Uma delas é a professora aposentada Nádia Rodrigues, que produz bijuterias a partir de elementos da natureza e com forte influência da cultura afro. “É muito difícil viver da arte, e eu sei disso mesmo que esse não seja meu caso, porque o artesanato é meu complemento de renda”, conta a professora. “Artesãs e artesãos estão abandonados, como boa parte da população brasileira”, finaliza.

A professora Sílvia Canabrava, diretora da Secretaria de Aposentados do Sinpro, conclui: “Além de lutar pelos seus direitos, professoras e professores aposentados também têm muito a contribuir no segmento cultural ao qual se dedicam”.

Matéria em LIBRAS