Dia 1º de Dezembro – É preciso falar sobre o combate à Aids

A conscientização é uma poderosa ferramenta contra todo e qualquer preconceito que se possa ter com relação à Aids. Com esta preocupação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data, estabelecida nos anos 80, não foi criada apenas para se lembrar da doença, mas para dar visibilidade aos métodos de prevenção e de enfrentamento da enfermidade, bem como aos cuidados com as pessoas que convivem com o vírus HIV.

O diagnóstico e o tratamento da doença são os principais métodos de controle, e a data surte um importante reforço para que o combate ao preconceito e o aumento da conscientização das pessoas ganhem notoriedade no Brasil e no mundo. Com esta finalidade o Sinpro recebeu estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal na sede do sindicato para debater sobre o assunto, que para muitos ainda pode ser repleto de tabus, além de falar sobre a importância do Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Para a coordenadora da Secretaria de Raça e Sexualidade do Sinpro, Elbia Pires, o debate com os(as) alunos(as) e com a comunidade escolar é a forma que os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais têm para contribuir, levando o conhecimento a todos(as). “Levar o debate para a comunidade escolar, em especial para os nossos alunos, é a melhor forma de prevenir as infecções das doenças sexualmente transmissíveis. Só o conhecimento e a ciência podem garantir e nos dar caminhos para que possamos ter uma sociedade livre das infecções e do adoecimento”, salienta.