Deputados argentinos aprovam casamento gay

Buenos Aires, 5 mai (EFE).- A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou na terça, 4, uma reforma do Código Civil para permitir os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, uma iniciativa impulsionada por grupos de homossexuais e rejeitada por setores religiosos.

Após 12 horas de debate, a reforma foi aprovada por 126 votos a favor, 109 contra e cinco abstenções. Falta agora a aprovação do Senado para que o projeto entre em vigor.

Os deputados modificaram vários artigos do Código Civil, nos quais os termos “marido e mulher” foram substituídos por “contraentes” (que contraem matrimônio).

Ao contrário de outros debates parlamentares, os líderes parlamentares governistas e opositores permitiram que os legisladores votassem livremente sobre a iniciativa, sem recomendação dos partidos.

“Marcamos um precedente para o resto da América Latina. Agora nos resta convencer os senadores”, declarou à imprensa María Rachid, líder da Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais, que acompanhou os debates.

A deputada Vilma Ibarra destacou que essa reforma “outorga direitos a quem os tinha restritos” e “protege legalmente” as crianças adotadas por homossexuais.