Democracia sempre e mais

campanha nome das escolas material web facebook post5
Boas memórias têm de ser guardadas. Mas algumas lembranças ruins também não podem ser esquecidas. O dia 31 de março de 1964 é um momento da história que devemos recordar… para nunca mais repetir. A Ditadura Militar é uma cicatriz no passado brasileiro e, para a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, a data deve servir de reforço para que os brasileiros não percam de vista a democracia e sigam lutando pela garantia dos direitos conquistados e pelo atual modelo de desenvolvimento com inclusão social, com geração de emprego e renda para todos.
No aniversário de 50 anos do golpe, em 2014, a CNTE criou um site colaborativo,ditaduranuncamais.cnte.org.br, e lançou a campanha Ditadura Nunca Mais, para destacar o retrocesso na educação brasileira a partir do golpe e lembrar os trabalhadores perseguidos por um regime que cassou direitos individuais, coletivos e políticos, abusou da integridade física e psíquica de milhares de pessoas, impôs ideologias conservadoras à sociedade, perseguiu, prendeu, torturou, exilou e matou cidadãos e cidadãs, cujos crimes (muitos deles) ainda carecem de elucidação e/ou reconhecimento por parte do Estado.
A campanha permanente inclui um amplo movimento de mudança de nomes de escolas que homenageiam agentes patrocinadores do golpe e os ditadores de plantão. A ideia é propor projetos de iniciativa popular às Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores, após a realização de amplo debate com a comunidade escolar, a fim de legitimar o pleito.
De acordo com o Inep, no ano passado 976 escolas públicas tinham nomes de presidentes daquele período que envergonha a história brasileira. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação quer celebrar a resistência da sociedade contra o Estado de exceção e mudar esse número. O siteditaduranuncamais.cnte.org.br orienta como iniciar esse processo, incentivando a sociedade a rever as homenagens prestadas aos algozes do povo brasileiro que dão nomes, ainda, a praças, ruas, avenidas, estádios e ginásios esportivos Brasil afora. Participe dessa mudança!
Veja a reportagem produzida pela CNTE sobre a campanha.
Leia também o Jornal Mural sobre o tema.
E ainda: Governo do Maranhão ‘rebatiza’ escolas que levavam nomes ligados à ditadura militar