Diretora do Sinpro participa de audiência pública sobre reforma Administrativa

A diretora do Sinpro e dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Rosilene Corrêa, foi uma das participantes da audiência pública realizada na última terça-feira (03), na Câmara dos Deputados. O encontro virtual, que teve como tema Carreiras típicas de Estado e regras para contratação de servidores por prazo indeterminado, ainda reuniu representantes de servidores(as) públicos(as) de diferentes carreiras e alguns deputados federais para debater a reforma Administrativa e todos os retrocessos que ela traz, caso seja aprovada.

Para a maioria dos(as) participantes da audiência pública, um dos maiores temores são demissões e pressão política com os novos regimes de contratação definidos pela PEC 32/20, do Poder Executivo. A PEC 32/20 divide o serviço público entre carreiras típicas de Estado e servidores contratados por prazo indeterminado. No entanto, a estabilidade é limitada apenas à primeira categoria, que ainda será definida por lei complementar.

Rosilene Corrêa afirmou que a divisão das carreiras do serviço público pode gerar disputas entre os servidores. “A PEC abre as portas para terceirização e contratação precária”, criticou. Ela afirmou que a mudança significa a volta do regime de contratação anterior à Constituição de 1988, que era marcado pelo crivo político. “Fui contratada como professora em Goiás em 1982 ainda sem concurso. Quando o governo mudou, houve demissão em massa. Ficamos reféns da vontade de um governador”, lembrou. Rosilene ainda afirmou que teme o clientelismo e o assédio no trabalho. “Qual critério o gestor vai adotar para permanência no serviço público?”, indagou.

 

Campanha contra a PEC 32

O Sinpro e a CNTE vêm atuando para derrubar a reforma Administrativa do governo Bolsonaro (PEC 32/2020) por avaliar que ela só traz insegurança para os(as) servidores(as) além de abrir brechas para a corrupção e trazer inúmeros prejuízos para a população, que terá que pagar por serviços públicos que hoje são gratuitos. Para derrubar essa proposta, a Confederação promove diversas campanhas. 

 

SITE NA PRESSÃO

Oferece um panorama de quais deputados/as estão a favor da PEC 32, contra ou indeciso. Além disso, você pode escolher o deputado com quem deseja conversar e enviar mensagens por Whatsapp, e-mail ou por redes sociais. É uma ferramenta de pressão que vem trazendo muitos resultados positivos para a categoria, acesse agora e divulgue: 

Diga Não à Reforma Administrativa (napressao.org.br).

 
 

MATÉRIA EM LIBRAS