De olho nas futuras gerações, professor da rede ajuda nos trabalhos da Academia de Ação Climática

Preocupado com a mudança climática e todos os desafios que estas alterações têm trazido para a humanidade, o professor de Ciências Naturais e Biologia do CED Agrourbano Ipê, do Núcleo Bandeirante, Leonardo Teruyuki Hatano, participa como palestrante/formador no curso para professores(as) do Brasil e Portugal da Academia de Ação Climática.

O trabalho do professor é um tentáculo da Academia, que visa encontrar meios de diminuir os efeitos das agressões feitas pela população ao meio ambiente. A falta de água na região Centro-Sul, as oscilações climáticas (tempo quente para um frio extremo de forma repentina) e as queimadas são apenas alguns exemplos das consequências da ação humana que, se não for mudada, pode trazer resultados ainda mais graves para esta e para as futuras gerações.

Segundo Leonardo Hatano, os governantes e empresários devem adotar medidas de preservação, recomposição do ambiente natural e investimentos em novas tecnologias para desenvolvimento sustentável. “Individualmente, é possível colocar em prática comportamentos mais sustentáveis e educar as gerações futuras a cuidar melhor de nossa casa: o planeta Terra”, explica Leonardo, professor da Academia de Ação Climática no Brasil e coordenador dos projetos de educação ambiental no Centro Educacional Agrourbano Ipê.

Cuidar da natureza, segundo Leonardo, envolve não apenas respeitar o meio ambiente, mas entender que a vida humana também faz parte de tudo isso e deve ser protegida. “O ser humano moderno tem se distanciado cada vez mais do ambiente natural”, afirma. Para ele, o principal foco dos pais deve ser ensinar o princípio básico do cuidar: a empatia.

Clique aqui e confira matéria do projeto no site UOL.