Sinpro solicita dados oficiais sobre contágio por covid-19 nas escolas

Na última sexta-feira (10), o Sinpro-DF enviou à Subsaúde (Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho) solicitação, via carta externa e via SEI (Sistema Eletrônico de Informações) para ter acesso aos dados oficiais sobre o número de profissionais do Magistério contaminados por covid-19 nas escolas. Os diretores e diretoras do sindicato também têm recebido denúncias de escolas nas diversas regionais dando conta do crescimento do contágio, com a infecção de muitos educadores(as).

Com isso, o Sinpro pretende ter dados concretos para embasar o diálogo com a Secretaria de Educação e a cobrança de atitudes para proteger a comunidade escolar do vírus. Os índices de transmissibilidade continuam altíssimos no DF, tendo atingido 1,80 no último dia 10.

Recomendação do Centro de Operações de Emergências

No sábado (11), o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, emitiu nota recomendando fortemente o uso de máscaras “em todos ambientes das unidades de ensino públicas e privadas do DF para todos frequentadores”. O comitê também defende que haja campanhas educativas de estimulo à vacinação contra Covid-19 nas escolas e a adoção de estratégias para evitar aglomerações na entrada, intervalo e saída dos estudantes.

No dia 2 de junho, a Secretaria de Saúde já havia recomendado o retorno da proteção facial em ambientes fechados e também em locais ao ar livre, com aglomeração de pessoas. O uso não é obrigatório, “contudo, tecnicamente, é recomendado o uso da máscara”, aponta a Vigilância Sanitária.

A Secretaria de Saúde lembra que a lei 6559/20 continua em vigor. Em seu artigo 1º, ela diz, referindo-se a quem trabalha no serviço público: “Ficam obrigados a utilizar máscaras de proteção, em seus ambientes de trabalho, os funcionários, servidores e colaboradores, em especial aqueles que prestem atendimento ao público, dos estabelecimentos públicos, industriais, comerciais, bancários, rodoviários, metroviários e de transporte de passageiros nas modalidades pública e privada, no âmbito do Distrito Federal, em funcionamento e operação durante o período de ações de enfrentamento ao novo coronavírus, causador da covid-19”.

*Ações de prevenção*

A comissão de negociação do Sinpro pautou essa questão junto ao governo em reunião realizada na quarta-feira, dia 08, e cobrou que sejam tomadas providências diante da situação da contaminação por covid-19 no DF. A SEDF afirmou que está em diálogo com a Secretaria de Saúde e aguardando o estabelecimento dos próximos protocolos.

A diretoria colegiada do Sinpro tem sugerido às escolas que orientem firmemente o uso de máscaras por todos. A máscara de proteção é um aliado fundamental para controlar a circulação do vírus. A ciência já comprovou que o uso correto das máscaras – cobrindo inteiramente nariz e boca – evita o contágio, mais ainda se combinado com outros mecanismos, como o distanciamento social, a ventilação dos espaços e a testagem em massa.

Da mesma forma, é muito importante manter hábitos como a correta higienização das mãos. No momento, também, é desejável a suspensão de eventos que gerem aglomeração.

>>> Saiba mais: CONTAMINAÇÃO CRESCE NAS ESCOLAS DO DF; SINPRO COBRA PROVIDÊNCIAS DA SEDF