CUT vai à CLDF e exige cumprimento do direito à creche pública

Nesta terça-feira (17), dirigentes sindicais da CUT Brasília e dos sindicatos filiados realizaram mais uma ação que abrange a luta por creches públicas, dessa vez na Câmara Legislativa. Na ação, os manifestantes entregaram aos deputados distritais um documento de repúdio elaborado pela Central contra o descumprimento das metas do Plano Distrital de Educação (PDE) que estabelecem novas ofertas de vagas em creches públicas.
Durante a ação, o presidente da CLDF, Joe Valle (PDT), ressaltou a importância da ação da CUT Brasília e se comprometeu a dar destaque para essa luta.
Para a secretária de Mulheres Trabalhadoras da CUT Brasília, Sônia de Queiroz, a ação de hoje coloca mais pressão para que o dever e as obrigações do Estado com a população sejam cumpridos.
“Essa luta não é só das mulheres, é uma luta de toda a sociedade. Por isso, viemos à Casa do povo do DF pressionar e exigir dos deputados um compromisso maior com as crianças que hoje esperam por uma vaga”, declarou.
O Plano Distrital de Educação – PDE, definiu como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches públicas e conveniadas, de forma a atender no mínimo 60% da população desta faixa etária, sendo no mínimo 5% a cada ano até o ano de 2024, e ao menos 90% em período integral.
Entretanto, o déficit de vagas no atendimento na educação infantil no Distrito Federal em 2015 era de aproximadamente 21 mil para crianças de 0 a 3 anos e 2.439 para crianças de 4 a 5 anos.
Mobilização
Na última terça-feira (10), as secretarias de Mulheres Trabalhadoras, Saúde do Trabalhador e Políticas Sociais da CUT Brasília promoveram uma atividade relativa ao Dia Nacional de Luta por Creche, comemorado em 12 de outubro.
O local escolhido para a ação foi o Areal, região administrativa do Distrito Federal com mais carência de vagas em creches. Foram distribuídos panfletos informativos para os adultos e caixas de giz de cera para as crianças.  Leia mais aqui