CUT reconquista CPERS, o maior sindicato gaúcho

Parabéns a todos os companheiros e companheiras que trabalharam arduamente para devolver aos/às professores/as e aos profissionais da Educação do Rio Grande do Sul um sindicato combativo, de luta, que representará de fato os interesses da classe trabalhadora.
A vitória da Chapa 2, liderada pela professora Helenir Oliveira, que venceu nesta quinta-feira, com mais de 83% dos votos das urnas apuradas, as eleições do CPERS – Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul, o maior sindicato gaúcho, com 81 mil sócios, é um marco histórico para o Rio Grande do Sul e para todo o Brasil. Devolve o Sindicato ao seu legitimo dono:  a base, principal sujeito de todas as ações.

A chapa vencedora do CPERS nasceu justamente da indignação da base com a antiga direção, que deixou de lado a luta da categoria e passou a exercer papel de partido político, banalizando até a greve, nosso principal e último instrumento de luta.

A categoria quer que o Sindicato volte a lutar pelos pisos do magistério e dos funcionários, por melhores condições nas escolas, por educação de qualidade, quer que o sindicato resgate a concepção sindical CUTista, que legitima as pautas debatidas na base, pressiona e dialoga, abrindo caminho para a conquista.

A missão dos dirigentes eleitos é conduzir o Sindicato de acordo com as  concepções e princípios democráticos CUTista. Nesse sentido, é fundamental reorganizar a estrutura sindical, envolver e valorizar o trabalho dos/as representantes núcleos regionais das escolas, que iniciam os diálogos e debates com a base. É por isso que, além da direção estadual, também serão eleitos os integrantes dos 42 núcleos regionais espalhados por todo o Rio Grande do Sul.

A vitória da CUT nas eleições do CEPRS é acima de tudo uma vitória da  categoria que acredita que a chapa da CUT reúne as condições reais de avançar nas lutas e nas reivindicações legítimas dos/as trabalhadores/as na Educação do Rio Grande do Sul.

Com informações da CUT