CUT realiza ocupação do Congresso nesta quarta-feira (4)

Dirigentes e militantes CUTistas visitarão os gabinetes dos parlamentares que garantiram assento no Congresso Nacional nas últimas eleições, com o objetivo de defender e pedir apoio para implementar os pontos que compõem a Pauta da Classe Trabalhadora. A ação será nesta quarta-feira (4), às 10h, com concentração no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.
Na atividade, os manifestantes reforçarão as bandeiras em favor do avanço nas questões trabalhistas e contra o retrocesso e a perda de direitos. “Vamos mostrar aos novos deputados e senadores que os trabalhadores estão bem representados e organizados. Vamos mostrar que não iremos permitir retirada de direitos conquistados com anos de luta”, afirma o presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto.
O secretário Nacional da CUT, Jacy Afonso, lembra que a ação da CUT também reforçará a luta contra as medidas provisórias 664 e 665, que causa mudanças negativas nos direitos dos trabalhadores, como seguro-desemprego, abono salarial e outros benefícios.
“Vamos cobrar inclusive que os compromissos feitos em campanha sejam honrados. É possível mudar, é possível avançar. Contra essa pauta negativa, vamos lutar para que a nossa pauta seja implementada. Vamos nos mobilizar por justiça fiscal, reforma tributária, redução de jornada de trabalho e em hipótese alguma podemos aceitar essas medidas de retrocesso para a classe trabalhadora”, explica Jacy Afonso.
Entre os pontos reivindicados na Pauta da Classe trabalhadora estão a redução da jornada de trabalho para 40 horas, sem redução de salário; fim do fator previdenciário; reforma agrária e agrícola; não ao projeto de lei 4330, que precariza as relações de trabalho; redução dos juros e do superávit primário.
Em defesa da Reforma Política
Na parte da tarde, às 14h, a militância CUTista se juntará a pastorais sociais, partidos, organizações e ativistas no ato em apoio ao Decreto Legislativo 1508/14, que propõe a realização de plebiscito oficial com a mesma pergunta do plebiscito popular: Você é a favor de uma Assembleia Nacional Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o Sistema Político?
De acordo com as entidades que defendem o plebiscito popular, a reforma política é importante porque apenas a partir de uma nova Constituição é possível garantir paridade, igualdade e promover mudanças mais profundas no sistema político do Brasil.