CUT e sindicatos se reúnem com o GDF e reivindicam pagamento do 13 salário

Durante a manhã desta sexta-feira (26) a CUT realizou uma reunião com vários sindicatos cujas categorias estão sem receber o 13 salário. Após esta reunião os movimentos sindicais, incluindo o Sinpro,  se reuniram com o secretário de Administração, Wilmar Lacerda, onde foram apresentadas as queixas em relação à falta de pagamento do 13 salário e o Sinpro exigiu garantias de que estes pagamentos fossem feitos com a máxima urgência. Os depósitos deveriam ter sido feitos até o dia 20 de dezembro, de acordo com a Lei Complementar n. 840/2011, mas até o momento não foram creditados.
O secretário Wilmar Lacerda informou que o GDF tem se esforçado para liquidar estes pagamentos e está pagando as categorias aos poucos. No caso dos professores e orientadores educacionais ainda não foi possível realizar o crédito devido à folha de pagamento, que gira em torno de R$ 70 milhões, incluindo pagamentos de diferenças, aniversariantes de dezembro e contratos temporários.
Diante desta situação a CUT e o Sinpro solicitaram uma reunião com o governador Agnelo Queiroz, visando que o GDF resolva a falta destes pagamentos com bastante urgência.
Desde o dia 19 de dezembro os professores e orientadores educacionais realizaram um Ato Público, reuniões com o governo e manifestações com o objetivo de impedir o atraso do pagamento da categoria.
O Sinpro afirma que é inadmissível os professores não receberem o 13 salário até o dia 20 de dezembro, fato que aconteceu pela última vez há oito anos.