CUT e sindicatos exigem do GDF retomada imediata de negociação

O Fórum em Defesa do Serviço Público do Distrito Federal, coordenado pela CUT Brasília e que reúne os sindicatos de servidores distritais, reforça sua posição contrária aos Projetos de Lei Complementares (PLCs) 19, 20 e 21 e exige a imediata retirada deles da Câmara Legislativa, já que o pacote de projetos do governo é prejudicial aos interesses previdenciários do funcionalismo local. Apenas a remoção do regime de urgência na tramitação dos PLCs não elimina os riscos que eles representam às aposentadorias.
A CUT considera descaso a demora do GDF em convocar o fórum sindical, criado pelo próprio governador, para tratar desta e de outras pautas da classe trabalhadora da capital. Os sindicatos e entidades que compõem o Fórum em Defesa do Serviço Público cobram a retomada imediata das reuniões, já que há questões prementes e pendentes a serem solucionadas em relação às condições de trabalho e de remuneração do funcionalismo, como o calote na licença-prêmio dos que se aposentam e o atraso já superior a 100 dias no reajuste do auxílio-alimentação, entre outras.
Ofício nesse sentido está sendo reencaminhado ao Buriti pelo Fórum em Defesa do Serviço Público, reafirmando a luta dos trabalhadores por seus direitos e pela manutenção do diálogo. Os representantes do funcionalismo reiteram que querem tratar, diretamente com o governador, dos PLCs 19, 20 e 21, que mexem no regime de previdência do funcionalismo, na aposentadoria para os que exercem atividades sob condições especiais, na aposentadoria para portadores de deficiência, e na paridade entre governo e servidores na gestão do Instituto de Previdência.
Estas decisões foram tomadas em reunião do Fórum na tarde desta segunda-feira (10) na sede da CUT Brasília.
O Sinpro, o SAE e outras entidades do funcionalismo reforçarão o teor do ofício com ato público na próxima quinta-feira (13), às 14h, em frente ao Palácio do Buriti.
Uma nova reunião do Fórum em Defesa do Serviço Público para discutir a representação e possíveis indicações na nova composição do Conselho Administrativo do Instituto de Previdência (Iprev) está marcada para terça-feira (25). Para compor o Conselho a partir de outubro deverão ser indicados 14 nomes.
Preocupada em aprimorar conhecimentos e debate sobre as questões da Previdência, a CUT Brasília realiza Seminário de Formação, em agosto, nos dias 18 e 19, e em setembro, nos dias 8 e 9. Os sindicatos já foram convidados a inscrever representantes para participar do seminário. Com base em pesquisas e estudos, os inscritos poderão entender, passo-a-passo, como funciona a Previdência, quais suas consequências e o que implicam medidas como os PLCs 19, 20 e 21.