CUT discute juventude, eleições e políticas públicas nesta terça, 29

Seminário temático faz parte do projeto: Educação Sindical e Organização de Jovens Trabalhadoras e Trabalhadores no Brasil com apoio da Confederação dos Sindicatos Alemães (DGB).

 

“Juventude, eleições e políticas públicas” é o título do primeiro seminário temático do projeto Educação Sindical e Organização de Jovens Trabalhadoras e Trabalhadores no Brasil que acontece nesta terça-feira (29), das 19h às 21 horas, por meio do Zoom. Além dos cinco encontros regionais, outros 3 seminários temáticos acontecerão até dezembro, quando se encerra a proposta das entidades sindicais. 

O objetivo do projeto, que é uma parceria da CUT com a Central Sindical Alemã (DGB), é atualizar o debate sobre estratégias da CUT para o fortalecimento da organização de juventude CUTista, possibilitar a trocar experiências entre os secretários estaduais de juventude da CUT, debater como os planos de trabalho dialogam com os desafios da conjuntura pós-pandemia e avançar na construção de uma nova política organizativa para a juventude na CUT e os sindicatos.

O encontro desta quinta terá mediação do educador da Escola Sindical Centro-Oeste, Cesinha Augusto, e contará com a participação do secretário de Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT), Ronald Sorriso, e da assessoria da CUT Nacional, Darlene Testa. A secretária de Juventude da CUT, Cristiana Paiva, também estará na atividade.

A plataforma da CUT para eleições 2020 será apresentada e Sorriso trará um debate sobre juventude e política. Está previsto também uma mística de abertura com leitura do poema “Carta à JUVENTUDE” e para finalizar terá um clipe de dispersão com Pitty e Elza Soares “Na Pele”. [veja a programação completa abaixo]

Projeto CUT/DGB

A juventude CUTista trabalha neste projeto desde 2018 e já realizou 10 encontros regionais e 2 nacionais e tem discutido a ampliação da participação dos jovens dentro da Central com debates sobre os desafios da organização da juventude trabalhadora.

A previsão no início do projeto era que todos os encontros acontecessem presencialmente, mas devido a pandemia as secretarias nacionais de Formação, de Relações Internacionais e da Juventude, que coordenam a proposta,  reorganizaram o cronograma e os CUTistas estão se reunindo virtualmente.

Desde setembro, a CUT e a DGB estão rodando o país com seminários regionais. O primeiro aconteceu no Sul, no último dia 25, e o Sudeste será o próximo, nos dias 6, 7 e 8 de outubro. Norte, Centro-Oeste e Nordeste farão seus seminários entre os dias 27 de outubro e 3 de dezembro.

Os outros três seminários regionais “Juventude e Segurança Alimentar”, “Juventude e a Indústria 4.0” e “Juventude e Sindicalismo na América Latina” também acontecerão neste período.

Cristiana disse que este projeto é muito importante para o movimento sindical porque dialoga com a juventude sobre a importância da sindicalização, porque entre os jovens empregados formalmente a maioria não se sindicaliza e quando se associa a alguma entidade de classe é por volta dos 30 anos porque não entendem o papel e a importância dos sindicatos.

“A CUT tem trabalhado muito esta questão de ampliar a participação dos jovens nos sindicatos, com apoio da Confederação dos Sindicatos Alemães, a DGB, estamos dialogando com a sociedade sobre a importância dos sindicatos na proteção do emprego, por melhores condições de trabalho e até na manutenção dos empregos”, diz.

“Com isso esperamos mudar um pouco desta realidade brasileira, mas é preciso também mudar este governo e termos um presidente que ser preocupa de verdade com o país e com os jovens”, complementa Cristiana.

 

Programação

JUVENTUDE, ELEIÇÕES E POLÍTICAS PÚBLICAS

Dia 29 de Setembro de 2020

19h – Ingresso na Sala Zoom

19h15 – Mística de abertura: Leitura do poema Carta à JUVENTUDE (Ademar Bogo). Thalita Coelho – Educadora da Escola de Formação Sindical Chico Mendes da Amazônia

19h20 – Boas vindas: Cristiana Gomes e/ou Adriano Soares Silva – Secretaria Nacional de Formação da CUT

19h30 – Exposição

Plataforma da CUT para eleições 2020:  Darlene Testa – Assessora da CUT Nacional                       

Juventude e Política: Ronald Sorriso : Secretário Nacional de Juventude do PT

Mediação: Cesinha Augusto – Educador Escola Centro Oeste (ECO-CUT)

20h00 – Intervalo e organização das inscrições

20h10 – Participação do público com comentários e perguntas

20h30 – Devolutiva dos expositores (10min cada um)

20h50 – Encaminhamentos finais e encerramento

21h00 – Fim da atividade

 

Cronograma do projeto

Seminário Regional Sudeste – Dias 06, 07 e 08 de outubro

Próximo Encontro Temático: Dia 20 de outubro Juventude e Segurança Alimentar

 

Reprodução: CUT