CUT Brasília vira ponto de coleta de lixo eletrônico

Uma caixa com os dizeres “deposite aqui seu lixo eletrônico” será colocada na sede da CUT Brasília nessa semana. A iniciativa é simples, mas pode gerar emprego, desenvolvimento sustentável e até salvar vidas. A ação, realizada em parceria com a ONG Programando o Futuro, marca o Dia do Meio Ambiente, comemorado neste 5 de junho.
“É preciso que a classe trabalhadora se aproprie da preservação do meio ambiente. E nós, enquanto entidades organizadoras de trabalhadores e trabalhadoras, temos que ensinar a fazer isso. Temos que conscientizar sobre o consumo e o descarte adequado”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Vanessa Sobreira. A dirigente cutista lembra que, “a qualidade de vida de trabalhadores e trabalhadoras não se restringe a pautas economicistas” e que a defesa do meio ambiente deve ser “uma das bandeiras prioritárias para a construção de um mundo melhor e mais igualitário”.
Vanessa Sobreira ainda afirma que a ideia é que os sindicatos filiados à CUT também adotem a iniciativa. “Vamos incentivar que cada sindicato nosso coloque em suas sedes as caixas de coleta de lixo eletrônico e discutam com suas bases os impactos que isso trará às nossas vidas.”
De acordo com informações do Programa da ONU para o Meio Ambiente – Pneuma, dos países emergentes, o Brasil é o que mais gera lixo eletrônico. A cada ano, são descartados no país cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.
O problema é que, quando este material é descartado indevidamente, podem ocorrer contaminação do solo e da água, além de doenças graves, como câncer, em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua. Isso porque o lixo eletrônico possui alto teor de chumbo, cádmio, mercúrio, berílio e outros componentes. Além disso, esse tipo de lixo tem na sua composição grande quantidade de plástico, metais e vidro, materiais que demoram mais de meio século para se decompor.
Entretanto, se descartados de forma adequada, além da preservação do meio ambiente, o lixo eletrônico pode gerar inclusão digital, capacitação técnica e até emprego. Pelo projeto da ONG Programando o Futuro, da qual a CUT Brasília se tornou parceira, esse lixo eletrônico pode ser tratado e reutilizado em iniciativas sociais e educacionais. É o caso dos computadores, por exemplo, que têm vida útil curta para vários setores empresariais e governamentais e, após levados para a ONG, são utilizados em projetos com pessoas em estado de vulnerabilidade social.
Como participar

A Estação de Metarreciclagem da ONG Programando o Futuro recebe equipamentos de órgãos e empresas públicas, empresas privadas e também de pessoas físicas. As coletas desses equipamentos são realizadas de três formas:
* Funcionários da Estação de Metarreciclagem buscam os equipamentos em data e hora marcada (por meio de agendamento realizado pelo telefone da Estação e mediante volume mínimo de 300kg).
* O próprio doador pode ir até a Estação e entregar os equipamentos ou;
* As doações podem ser entregues nos postos de coletas instalados em Brasília