CUT Brasília promove debate nesta segunda (11), às 19h, sobre as constituintes na América Latina

Mobilizar entidades da sociedade civil a participar de uma ação popular conjunta em defesa da reforma política. Com esse objetivo a CUT Brasília, em parceria com Secretaria Operativa do Plebiscito Constituinte no Distrito Federal, convida representantes dos sindicatos e dos movimentos sociais, populares para participar do debate sobre “As experiências constituintes da América Latina no século XXI”.
O evento será realizado no dia 11 de agosto, às 19 horas, no auditório da CUT – Brasília, e tem por objetivo analisar os recentes processos constituintes ocorridos na Bolívia, no Equador e na Venezuela, assim como identificar elementos que possam contribuir para um possível processo constituinte brasileiro, cuja realização será submetida a plebiscito popular convocado para início de setembro.
Foram convidados representantes das embaixadas dos três países e o parlamentar Júlio Chávez, prefeito da cidade de Torres (Estado de Lara, Venezuela), que desenvolveu um projeto de constituinte municipal.
Rodrigo Britto, presidente da CUT Brasília, acredita que a iniciativa ajudará a esclarecer sobre a importância de um plebiscito popular para decidir sobre a convocação de uma Constituinte Soberana e Exclusiva que realize uma reforma do sistema político do país. Principalmente após os manifestos ocorridos no ano passado em favor de melhorias sociais e na prestação de serviços públicos no país. “Esse é um momento de afirmação do apoio popular e capacitação de lideranças em busca de uma reforma política no país que impeça a influência do poder econômico na vida política que prejudica os interesses da maioria da população”, ressalta.
Campanha do Plebiscito
Lançada em 2013, a campanha do Plebiscito Popular pela Constituinte realiza plenárias, momentos formativos, publicações e mobilizações para construir coletivamente um amplo debate nos estados, bairros, escolas, sindicatos, movimentos e locais de trabalho.
A intenção é organizar a votação do Plebiscito Popular previsto para acontecer na Semana da Pátria, de 01 a 07 de setembro de 2014 e que terá uma única pergunta: Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político?  E dar a palavra para povo brasileiro, para que seja ele a definir os rumos do país.
Mais de 350 organizações e movimentos sociais nacionais e estaduais, incluindo a CUT, já atuam na construção da Campanha pela Constituinte.
Plebiscito Popular / Constituinte
Um plebiscito popular é uma consulta na qual os cidadãos e cidadãs votam para aprovar ou não uma questão e permite que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos a seguir a vontade da maioria do povo.
Uma Constituinte é a realização de uma assembleia de deputados eleitos pelo povo para modificar a economia e a política do país e definir as regras, instituições e o funcionamento das instituições de um Estado, como governo, Congresso e Judiciário.
Informações no site www.plebiscitoconstituinte.org.br, pelo email plebiscitoconstituintedf@gmail.com ou ainda no facebook.com/plebiscitoconstituinte