CUT Brasília promove Congresso Extraordinário

Em meio aos embates contra as reformas, a CUT Brasília promoverá sua 15ª Plenária Estatutária – Congresso Estadual Extraordinário e Exclusivo da CUT Brasília – para a construção do plano de lutas e desenvolvimento de estratégias para o próximo período. O evento terá a duração de três dias e acontecerá entre 14 e 16 de julho, na sede da Cesir/Contag (SMPW quadra 1, conjunto 2, lote 2 – Núcleo Bandeirantes – DF).
Participarão do encontro, delegados e delegadas das entidades sindicais de base filiadas à CUT Brasília, respeitando a paridade de gênero; membros da Direção Estadual e da Direção Nacional da CUT; além de convidados e observadores credenciados.
Segundo Rodrigo Rodrigues, secretário geral da Central Única dos Trabalhadores em Brasília, faz-se urgente o reajuste do plano de lutas da CUT às duras mudanças sofridas na conjuntura política e econômica. “O cenário político brasileiro mudou drasticamente desde 2015, quando ocorreu o último congresso. Precisamos debruçar sobre esse novo cenário e traçar as prioridades em defesa dos direitos da classe trabalhadora e da restituição da democracia”, enfatiza.
Caderno do congresso
Ao longo de seis meses, a Central Única dos Trabalhadores em Brasília construiu um caderno propositivo, fruto de um longo trabalho com os sindicatos e suas bases. Todo esse material apreendido nessa caminhada será debatido no congresso e, a ele, incluídas moções e emendas às estratégias e ao plano de luta. Esse conteúdo, uma vez aprovado pelos delegados, será encaminhado para juntar-se ao debate na plenária nacional.
Centenário da Revolução
O Congresso Estadual Extraordinário e Exclusivo da CUT Brasília homenageará os 100 anos da Revolução Russa que, segundo os organizadores, reflete o atual momento e sugere um aprofundado balanço político e um debate de estratégias.
“Mesmo cem anos depois, a estratégia revolucionária da classe trabalhadora permanece vigente. As revoluções futuras não serão iguais às passadas, com certeza. Mas, faz-se necessário rever os fatos para consolidar os ideais de luta para o século XXI”, afirma Rodrigues, ao tratar da importância de defender e propagar esse rico legado.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 14 de julho/2017
14h – 20h – Credenciamento dos delegados
19h – Abertura Oficial do Congresso Nacional Extraordinário e Exclusivo da CUT Brasília
Dia 15 de julho/2017
9h – Aprovação do Regimento Interno do Congresso
10h – Conjuntura Internacional, Nacional e Local.

  • Carmem Foro – Vice-presidenta da CUT
  • Erika Kokay – Deputada Federal e Presidenta do PT-DF
  • Tiago Oliveira – Técnico Dieese

8h – 11h – Credenciamento de delegados/as
11h – 13h – Credenciamento de delegados/as suplentes
13h – 14h – Almoço
14h – Painel – Campanha de Redução da Desigualdade Social no Brasil
14h30 – Debate e encaminhamento sobre o Caderno de Texto Base da CUT Brasília
17h – Encerramento do prazo para apresentação de emendas ao Caderno Nacional
Dia 16 de julho/2017
9h – Encaminhamento e votação de emendas ao Caderno Nacional – Estratégia e Plano
de Lutas
13h – 14h – Almoço
14h – Recomposição e Homologação da Direção Estadual da CUT Brasília
14h – Encerramento do prazo para registro de chapa de delegados ao Congresso Nacional
16h – Eleição da chapa de delegados ao Congresso Nacional
16h30 – Confraternização de encerramento