Curso de Extensão Escrita na Educação Infantil: inscrições até 3/8

Estão abertas e seguem até 3 de agosto as inscrições para o curso de extensão “Cultura Escrita na Educação Infantil”. O curso é vinculado ao Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil – Pro-LEEI no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – CNCA e em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal – SEEDF. O curso é de 120 horas, e conta para formação continuada. As aulas começam dia 19 de agosto.

As aulas serão ministradas em formato híbrido, combinando atividades presenciais e virtuais, síncronas e assíncronas. O material de referência principal é a Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil, produzida em 2016 por professoras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Outros recursos pedagógicos e acadêmicos também serão utilizados ao longo do curso. A carga horária total está distribuída da seguinte forma:

  • 33 horas de encontros formativos presenciais e virtuais síncronos, conduzidos por professoras formadoras locais, em 13 das Coordenações Regionais de Ensino e no Seminário de Encerramento;
  • 42 horas on-line, em lives no YouTube e atividades no AVAMEC Interativo;
  • 45 horas indiretas, destinadas a leituras e estudos autônomos.

[inscreva-se]

O Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (PRO-LEEI), promovido no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), conforme estabelece a Portaria MEC nº 85, de 31 de janeiro de 2025, constitui se como uma ação estratégica voltada ao fortalecimento das práticas pedagógicas na Educação Infantil, com ênfase na linguagem oral, na leitura e na cultura escrita. No Distrito Federal, a implementação do Pro-LEEI será realizada por meio de uma parceria entre a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Na prática, o Pro-LEEI chega aos profissionais da Educação Infantil com o curso de extensão “Cultura Escrita na Educação Infantil”, que é oferecido pela Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE). O curso será ministrado por professoras da UnB e convidados.

A proposta formativa do Curso de Extensão “Pro-LEEI: Cultura Escrita na Educação Infantil” dá continuidade à formação iniciada em 2024 e no início de 2025. Considera as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dialoga com o Currículo em Movimento da Educação Infantil do Distrito Federal. Tem como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, partindo da escuta sensível das crianças, compreendidas como sujeitos de direitos, produtoras de cultura e protagonistas do próprio processo de aprendizagem.

A formação visa também favorecer a análise crítica e a ressignificação das práticas cotidianas, à luz de fundamentos teóricos e metodológicos, respeitando os princípios éticos, políticos e estéticos que sustentam uma pedagogia comprometida com a equidade, a inclusão, a diversidade e a apropriação da cultura letrada. Essa abordagem busca promover a autonomia dos profissionais da Educação Infantil, reconhecendo-os como sujeitos ativos do processo formativo, e não apenas receptores de orientações. Valoriza-se, assim, os contextos e saberes individuais e coletivos, contribuindo para a garantia do direito das crianças a uma educação pública, democrática e de qualidade