Sinpro realiza último curso do semestre de Formação por Território para Aposentados no Cemab

O último curso de Formação por Território para Aposentados(as) do semestre foi realizado na tarde de quinta-feira (27/6), em Taguatinga. A atividade aconteceu no Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab), situado em Taguatinga Sul, com intensa participação de professores(as) e orientadores(as) educacionais aposentados(as) sindicalizados(as). A partir do próximo semestre letivo, o Sinpro retoma a atividade.

“Agora vamos dar uma pausa porque é o recesso da rede pública de ensino do Distrito Federal, muitos aposentados e muitas aposentadas viajam e, em agosto, a gente retoma com mais um encontro de formação na sede do Sinpro com data ainda a confirmar”, informa Elineide Rodrigues, coordenadora da Secretaria para Assuntos de Aposentados.

Na avaliação da diretora, o último curso territorializado de formação para aposentados foi mais um evento de muito sucesso com boa participação de aposentados de Taguatinga e cidades-satélites vizinhas. O curso contou com Cosette Castro, do Coletivo Filhas da Mãe, ministrando o tema “Sociedade do cuidado”; e com o Instituto Horizonte, que trabalhou o tema “O cuidado como um direito humano: que história é essa?”

“São dois parceiros que têm trazido um tema muito relevante que estimula as pessoas a perceberem que, nessa fase da vida em que estão, de aposentadas e aposentados, e muitas já idosos e idosas, de quantos direitos elas não têm acesso e de que é preciso buscar esses direitos, visto que cada vez mais a população aumenta sua expectativa de vida no Brasil. Diante disso e de outros assuntos, o curso está sendo um sucesso e vamos continuar fazendo as ações territorializadas”, afirma a diretora.

Elineide observa que o curso no Cemab reuniu aposentados(as) de várias idades e de tempos diferentes de aposentadoria, o que revelou a relação bem-sucedida entre gerações distintas nas atividades do sindicato. “O curso de Taguatinga e de outros territórios nos mostrou que a categoria tem a característica da intergeracionalidade dentro do próprio segmento de aposentados, ou seja, tem aposentados de uma geração que está há muito tempo aposentada e, ao mesmo tempo, uma geração recém-aposentada, o que torna muito interessante a forma de acolhida de uma e de outra geração”.

Ela afirma que, com isso, “percebemos o quanto os professores aposentados e as professoras aposentadas recentemente ficam encantados com essas ações que o sindicato realiza, especialmente, para eles e elas, acolhendo, transmitindo todas as informações, deixando todo mundo a par dos acontecimentos e chamando para a luta”. A diretora do sindicato reforça que, em julho, haverá uma breve pausa para um descanso da categoria, mas, em agosto, a Secretaria para Assuntos de Aposentados retomará o curso de Formação por Território para Aposentados(as).

Clique no link e confira o álbum no Facebook do Sinpro:

MATÉRIAS EM LIBRAS